4 July 2025 -
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur-BH) promoveu uma edição especial de reuniões itinerantes em homenagem ao Dia da Gastronomia Mineira, comemorado em 5 de julho. O encontro foi no Espaço da Cozinha Escola Itambé por Cumbucca, no Mercado Central, e reuniu representantes do trade turístico, da sociedade civil, de instituições parceiras e da imprensa especializada. A iniciativa teve como objetivo fortalecer as ações de valorização da gastronomia como patrimônio cultural e vetor estratégico para o desenvolvimento do turismo de Belo Horizonte.
A pauta do evento contemplou a apresentação das ações realizadas pela Belotur no primeiro semestre, além das previstas até o final de 2025. Grande parte das iniciativas foi desenvolvida em parceria com entidades e órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte que integram o Comtur-BH, evidenciando uma convergência estratégica de esforços e investimentos voltados ao fortalecimento do setor.
Durante o encontro realizado na última quinta-feira (3) foi feito o anúncio oficial da 2ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, que será realizada entre os dias 15 e 31 de outubro. Na ocasião, também foi anunciada a celebração de um Convênio Belotur em parceria com o Sebrae Minas para fortalecer a gastronomia como um ativo estratégico para o turismo e a cultura da capital mineira.
Durante a reunião foi detalhado todo o planejamento para o segundo semestre do ano, com foco em eventos, programas de qualificação e iniciativas voltadas à estruturação do setor gastronômico. Outro ponto da pauta foi a apresentação do recém-criado Grupo de Trabalho de Gastronomia no âmbito do Comtur-BH, que tem como objetivo fomentar ações integradas entre o poder público e a sociedade civil.
Também foram divulgados os resultados da pesquisa de gastronomia realizada pelo Observatório do Turismo de BH, com dados inéditos sobre o perfil e os hábitos de consumo dos frequentadores da cena gastronômica da capital. A reunião destacou ainda o Concurso Prato Junino, uma das principais ações gastronômicas do Arraial de Belô 2025, que ocorre nos dias 11, 12, 13, 19 e 20 de julho, no Mineirinho.
“Muito mais do que gastronomia, o que diferencia Belo Horizonte e confere reconhecimento à sua cozinha criativa é a nossa cultura alimentar. Por isso, temos colocado tanta intenção em traduzir nossas ações para alinhar as estratégias de promoção da cidade com as iniciativas de segurança alimentar. A força do fogão, o saber popular e a inovação caminham juntos, impulsionando a transformação de Belo Horizonte em uma referência cada vez maior no cenário nacional e internacional”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
O analista do Sebrae Minas, Renato Lana, festejou mais uma parceria com a Belotur em prol do desenvolvimento turístico de Belo Horizonte. “Estamos muito contentes em anunciar mais uma ação em conjunto com a Belotur neste espaço democrático de governança tão importante que é o Conselho Municipal de Turismo. Teremos a segunda etapa dos projetos Bares com Alma e Menuuuh – Cardápio de Experiências Turísticas. Ao longo desses oito anos de parceria com a Belotur já foram firmados dez convênios, totalizando cerca de R$ 5 milhões investidos no fortalecimento do turismo e da gastronomia da nossa cidade”, destaca.
Desenvolvimento do turismo
O Comtur-BH é um órgão colegiado de assessoramento vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Com caráter consultivo, sua principal missão é propor diretrizes, criar condições e contribuir para a formulação da Política Municipal de Turismo. Além disso, o conselho é responsável por acompanhar e fiscalizar a implementação dessas iniciativas, sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento do turismo na capital mineira.
A Belotur, como responsável pela política de turismo da cidade, exerce a presidência do Comtur-BH, instância de governança onde são debatidos assuntos transversais que envolvem diversas secretarias da PBH. Com a reformulação do conselho, representantes do setor turístico da cidade conquistaram uma representação paritária em relação à gestão pública.
As reuniões, realizadas a cada dois meses, contam com a participação de 36 membros que representam a administração pública e de 18 componentes de entidades empresariais e profissionais ligados às iniciativas turísticas.