25 Abril 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), está redesenhando a paisagem ambiental e pedagógica da cidade com o Projeto Escola Verde, que transforma escolas municipais em ecossistemas vivos de aprendizagem, engajamento comunitário e consciência ecológica.
A iniciativa contempla a implantação de ecoflorestas, meliponários de abelhas sem ferrão, pluviômetros pedagógicos e uma intensa programação de educação ambiental com oficinas, formações e visitas orientadas. O projeto-piloto teve início em 2024, na Escola Municipal Rui da Costa Val, e será estendido a todas as regionais.
Um sábado para semear o futuro
Como parte da expansão do Projeto Escola Verde, a SMMA e a SMED promovem neste sábado (26), o evento “Sábado Letivo com a Secretaria do Meio Ambiente”, na EMEI Vila Leonina (Rua Dezenove de Dezembro, 331 – Leonina, BH). A atividade visa integrar famílias, educadores e estudantes em torno das práticas ambientais já em curso nas escolas, fortalecendo vínculos e promovendo o aprendizado coletivo.
Programação – Sábado (26)
● 8h às 9h – Acolhida das famílias com café da manhã, apresentação das professoras e atividades interativas com as crianças
● 9h às 10h – Oficinas de pintura em pneus e confecção de potes para plantas (as famílias podem contribuir trazendo potes reutilizáveis)
● 10h às 11h – Plantio de árvores no pátio da escola e inauguração oficial do meliponário, com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Gelson Leite, e outras autoridades
“Estamos plantando mais do que árvores. Estamos cultivando consciência, cidadania e futuro. Ao transformar os espaços escolares em centros vivos de sustentabilidade, formamos uma geração capaz de cuidar da cidade e do planeta com responsabilidade e afeto”, afirma Gelson Leite, secretário municipal de Meio Ambiente e presidente da fundação municipal de parques e zoobotânica.
Para a diretora de Educação Ambiental, da SMMA, Ana Assunção, “as ações do Projeto Escola Verde contribuem diretamente para a mitigação e adaptação aos efeitos da emergência climática, ao promoverem uma cultura de sustentabilidade desde a infância e integrarem a educação ambiental ao cotidiano escolar de forma concreta e transformadora”.
A sustentabilidade já acontece no dia a dia escolar
Antes mesmo do evento de sábado, as ações do Projeto Escola Verde já vêm sendo incorporadas à rotina pedagógica. Durante a semana, por exemplo, as turmas de 5 anos participaram de oficinas práticas sobre o ciclo da água e plantio de mudas, reforçando a conexão entre teoria e prática desde os primeiros anos da educação infantil.
Conheça os pilares do Projeto Escola Verde:
Ecoflorestinha
Miniflorestas urbanas dentro das escolas, compostas por árvores frutíferas e nativas. Servem como sala de aula ao ar livre, espaço de convivência e laboratório vivo para múltiplas disciplinas.
Poliniza BH
Instalação de colmeias com abelhas sem ferrão (meliponíneos), seguras para o ambiente escolar. A iniciativa promove educação científica, respeito à vida e observação da biodiversidade.
Pluviômetro Pedagógico
Instrumento de medição de chuvas que permite o acompanhamento de dados climáticos e a integração de conteúdos sobre mudanças climáticas, ciclo da água e recursos hídricos.
Educação Ambiental e Agentes Mirins
Atividades contínuas de sensibilização, oficinas e palestras formam estudantes como agentes ambientais mirins, protagonistas na construção de uma cultura ecológica dentro e fora da escola.
Com o Projeto Escola Verde, a Prefeitura de Belo Horizonte reafirma seu compromisso com uma cidade mais sustentável, democrática e consciente, onde a educação começa pelo cuidado com o ambiente e floresce no coletivo.