Pular para o conteúdo principal

Duas mulheres ao lado de desenhos coloridos em exposição.
Foto: Jana Campos

BH em Pauta: Projeto apresenta artes plásticas em Umei

criado em - atualizado em

Na educação infantil, as artes visuais têm o objetivo de desenvolver na criança a capacidade de produzir e criar segundo as habilidades e o olhar de mundo dela. Por isso, atividades de desenho, pintura, colagem, fotografia, entre outras, são muito utilizadas em salas de aula como importantes formas de a criança se expressar e se comunicar na sociedade e no mundo.


Com esse propósito, a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Santa Rosa, na Pampulha, desenvolve o projeto institucional “Brasil: Belezas e Riquezas da Nossa Terra.” De acordo com as diretrizes do projeto, cada professor escolhe um tema e as estratégias de trabalho que serão utilizados em sala de aula. Professora de artes na UMEI Santa Rosa, Jana Campos percebeu a oportunidade de fazer o recorte do tema do projeto na área das artes plásticas e visuais brasileiras. Assim, os alunos dela estão estudando sobre artistas brasileiros, como Cândido Portinari, Ivan Cruz, entre outros, o que tem trazido resultados significativos para as crianças.

"As crianças ficaram superenvolvidas. Eles são muito pequenos ainda, mas são superinteressados", diz Jana, que trabalha com as turmas do Bondinho e do Zé Carioca, compostas por crianças de três e quatro anos de idade.Uma das atividades são as visitas nas exposições e em museus onde há obras dos artistas que elas estão estudando. "As crianças ficaram encantadas com tudo. Foram experiências bem divertidas", resume ela.

Mãe do aluno Otto Campos Schneider, de três anos, a professora Margarida Lima Campos enfatiza que as aulas de artes são importantes para o desenvolvimento das crianças: “As abordagens são sempre lúdicas, trazem para as crianças novas realidades e as transformações das próprias realidades, além do estímulo prazeroso do manipular, do autoconhecimento e um novo olhar para si e o mundo.”



Inspiração

A professora Jana Campos identifica-se muito com a proposta do projeto na Umei, até porque ela também é ilustradora. Fez especialização no Ensino de Artes Visuais pela UFMG e é formada em Moda pelo INAP. Marcadas pela criatividade, leveza e o bom humor, as obras de Jana foram homenageadas em 2015 na Escola Municipal Henfil, onde ela também leciona. As ilustrações da artista também já renderam duas exposições e são, de certa forma, uma inspiração para os alunos.

Coordenadora da Regional Pampulha, Neusa Fonseca conhece o trabalho da professora e ilustradora. “É de grande sensibilidade e beleza. A Jana é uma artista completa que utiliza seu dom para nos divertir e encantar”, comenta.

Atualmente, Jana Campos está com a exposição “Infância Peralta”, em parceria com o artista Adão Rodrigues, no Conselho Regional de Enfermagem, localizado à rua da Bahia, 916, Centro, em Belo Horizonte. Essa singela homenagem para as crianças é muito significativa para os dois artistas, que consideram o público infantil como o preferido. A exposição ficará no local até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h as 17h.
 
 

11/10/2017. Professora da Educação Infantil realiza exposição ilustrações. Fotos: Joana Campos/PBH