Pular para o conteúdo principal

Ônibus do MOVE
Foto: Felipe Ribeiro Monteiro

BH é selecionada para fase de programa de descarbonização no transporte

criado em 31/10/2022 - atualizado em 31/10/2022 | 16:17

Belo Horizonte foi uma das seis cidades brasileiras selecionadas para um programa bilateral de aceleração entre o Brasil e o Reino Unido. O objetivo é facilitar o desenvolvimento de parcerias entre empresas com soluções para descarbonizar o transporte no Brasil e no mundo. O propósito da iniciativa é implementar um modelo de transporte eficiente, eficaz e de baixo custo.

 

Ao lado de Curitiba, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos e Caxias do Sul, a capital mineira foi escolhida devido a amplitude de estudos técnicos, o avanço nas políticas públicas para mitigar as emissões de combustíveis fósseis e medidas de enfrentamento às mudanças climáticas desenvolvidas pelo município. Das seis cidades selecionadas para a próxima fase do programa, três servirão de base para testes das soluções a serem implementadas, recebendo os incentivos previstos no projeto.

 

O programa funciona definindo desafios claros de inovação, explorando as startups mais adequadas ao problema e impulsionando a colaboração entre as empresas e as startups para gerar oportunidades de negócios bem-sucedidas. Desta forma, utilizando a experiência das empresas e cidades parceiras para garantir que as estratégias tenham a qualidade e o potencial para fornecer produtos e serviços inovadores que atendam aos desafios da descarbonização.

 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, Belo Horizonte é uma cidade com potencial para responder bem a estas estratégias, uma vez que já desenvolveu iniciativas avançadas. "Nossa cidade já deu passos importantes para a descarbonização das atividades e serviços, e isso a coloca como prioridade em ações como esta, que promovem o intercâmbio entre potências internacionais e empresas inovadoras para acelerar a chegada desse resultado. Estamos completamente abertos a trocas desta natureza e otimistas com o produto que pode vir delas", ressalta.

 

Internacionalmente reconhecida por seu protagonismo na construção de políticas climáticas, Belo Horizonte conta hoje com um Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa atualizado com o instrumento de análise de riscos e vulnerabilidade climática, além de toda a base diagnóstica do consumo de energia e recursos hídricos da cidade. Além disso, em 2021, a cidade aderiu à campanha global Race to Zero, assumindo a meta de neutralização do carbono até 2050, e foi uma das oito cidades convidadas a contribuir com o desenvolvimento de um resumo para Formuladores de Políticas Urbanas do IPCC, bem como o refinamento das conclusões do Sexto Relatório de Avaliação das mudanças climáticas no planeta, desenvolvido pela ONU.

 

Para acompanhar as demais ferramentas na mitigação das emissões, o Plano de Redução das Emissões de Gases do Efeito Estudo (PREGEE) também foi revisado e é prevista para o final do ano a finalização do Plano Local de Ação Climática (PLAC), documento que determinará políticas para a cidade reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e minimizar as possíveis perdas materiais e humanas causadas por eventos climáticos extremos.

 

Além disso, no final do ano passado, foram iniciados os testes com um ônibus 100% elétrico no sistema de transporte coletivo municipal, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, a Cemig SIM, BYD, BHTrans, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ICLEI/TAP, WRI Brasil e Viação Torres. O ônibus circulou durante 30 dias, em quatro linhas em diferentes regiões de Belo Horizonte. Esses testes subsidiaram um estudo, que está em fase final de conclusão, para avaliar o desempenho, o consumo, a emissão de poluentes atmosféricos e de ruídos, além de verificar a viabilidade técnica e econômica de sua utilização no sistema de transporte público na capital. A utilização de energia elétrica como força motriz para automóveis é uma das estratégias de mitigação no disparo de combustíveis fósseis na atmosfera.