18 September 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte promove nesta sexta-feira (19) o plantio de 130 mudas na Rua Costa Júnior, 164, Bairro Nova Cachoeirinha, região Noroeste. Em celebração ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, a ação será executada por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), com a participação da sociedade civil e de coletivos socioambientais de BH.
A data antecede o início da Primavera, estação propícia para plantios devido às temperaturas amenas e ao aumento da umidade do ar. O plantio será de espécies como ipê branco, ipê roxo, ipê tabaco, ipê amarelo, quaresmeira, pau mulato, mirindiba, aldrago, acácia imperial, pau de rosa, oiti, pitangueira, aroeira salsa, aldrago, lofantera e sibipiruna.
O secretário de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto, ressalta que o evento é mais uma oportunidade de unir a população e o poder público por uma cidade mais sustentável. “Essas ações reforçam o compromisso da Secretaria Municipal de Meio Ambiente no cumprimento do Plano Local de Ação Climática e Plano Municipal de Arborização Urbana, e evidenciam os diversos serviços ecossistêmicos fornecidos pelas árvores, que vão muito além do sombreamento e embelezamento dos espaços urbanos. Com a chegada do período chuvoso, vamos intensificar os plantios e a construção de uma política pública coletiva, com participação da sociedade civil, é fundamental nesse processo ".
O plantio de árvores é uma das principais ações de enfrentamento às mudanças climáticas, além de seguir as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana de Belo Horizonte, lançado em junho deste ano, que busca ampliar e conservar a cobertura arbórea urbana de maneira planejada, articulando ações imediatas a estratégias de longo prazo. Para isso, propõe o manejo adequado das áreas verdes, o monitoramento contínuo e a priorização de intervenções em pontos estratégicos da cidade, sempre assegurando o protagonismo social na definição e implementação das políticas públicas.
A Prefeitura de Belo Horizonte segue o compromisso por uma cidade mais verde e sustentável. Após o número recorde de 40 mil plantios em 2024, a meta para 2025 é ainda mais ambiciosa: plantar 50 mil árvores. Mais do que números, trata-se de semear um futuro no qual o verde esteja no centro da vida urbana, garantindo qualidade ambiental, sombra, bem-estar para as atuais e futuras gerações.