20 September 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte participou na manhã deste sábado (20) do Dia Mundial da Limpeza 2025 com atividades educativas na Praça Sete, para conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos, a valorização da reciclagem e do trabalho dos catadores. A programação incluiu ações de limpeza e varrição, oficinas com foco no reaproveitamento de resíduos, exposição de material sobre a prevenção de arboviroses e orientação nos estabelecimentos comerciais.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) montou um estande para informações sobre programas ambientais em andamento e oficina de plantio em garrafa pet. A diretora de Educação Ambiental da SMMA, Ana Paula Assunção, destacou a relevância da iniciativa para a conscientização da população a respeito das áreas públicas da cidade. “Incentiva o engajamento no cuidado com as áreas verdes e as árvores”.
A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) fez a remoção da sujeira em bancos, postes, lixeiras, grades e guarda-corpos e a varrição das calçadas e no entorno do obelisco da Praça Sete. Também deu informações sobre coleta seletiva, correto acondicionamento e pesagem de recicláveis e rejeitos, fará oficinas educativas, rodas de conversa sobre resíduos, saúde e meio ambiente e distribuição de materiais informativos de conscientização.
A Secretaria Municipal de Saúde atuou com a exposição de materiais educativos e orientações sobre a prevenção das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e outras doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos.
A equipe do programa Fiscalizar e Educar da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) também esteve presente. Um estande foi montado para a divulgação de materiais informativos sobre educação ambiental e manutenção da limpeza urbana. Além disso, foram realizadas ações orientativas e educativas no comércio do entorno da Praça Sete, abordando práticas relacionadas à destinação correta de resíduos.
Calendário da ONU
O Dia Mundial da Limpeza faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) e neste ano será promovido em mais de mil municípios do país, incluindo 14 capitais. A ação institucional é realizada pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) e pelo Instituto Limpa Brasil.
A mobilização faz parte do 8º World Cleanup Day, ação anual internacional que já contou com mais de 114 milhões de participantes desde sua implementação, em 2018. Após a adesão de 211 países, o Dia Mundial da Limpeza (20 de setembro) foi incluído oficialmente no calendário da ONU.