Pular para o conteúdo principal

Córrego Ferrugem passa por limpeza para conter enchente na Teresa Cristina
Divulgação/PBH

Córrego Ferrugem passa por limpeza para conter enchente na Teresa Cristina

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) realiza nesta quinta-feira (25), de 7h30 às 15h30, a retirada de resíduos do Córrego Ferrugem, localizado na Avenida Palestina, Bairro Madre Gertrudes, região Oeste de Belo Horizonte. O serviço é uma importante medida para prevenção de alagamentos na Avenida Teresa Cristina. O trabalho será realizado por 16 garis.

Além da limpeza, serão feitas a capina e roçada das margens. A ação complementa as intervenções da SLU na Teresa Cristina iniciadas em agosto. No período, 60 garis capinaram 34 quilômetros de vias e roçaram 4.898 metros quadrados de taludes.

O trabalho de prevenção da SLU para o período chuvoso tem como principal ação a limpeza dos córregos da cidade para impedir o assoreamento dos cursos d’água, diminuindo os riscos de enchentes. Desde janeiro deste ano foram retiradas 5,3 mil toneladas de resíduos dos córregos.

O volume corresponde ao lixo descartado pela população nas margens e cursos d’água, além da vegetação proveniente da capina e roçada. A chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, Erika Santos Resende, destaca que a limpeza dos córregos é realizada pelo menos três vezes durante todo o ano. “O serviço evita obstruções ao longo da rede de drenagem e, em situação eventual de transbordamento, há uma perspectiva de menor impacto para a sociedade”.

Apesar da limpeza frequente e das campanhas educativas com os moradores, muitos córregos voltam a ficar sujos logo depois de serem limpos devido ao descarte irregular de resíduos nos cursos d 'água. Os garis recolhem lixo domiciliar, entulho, móveis, brinquedos, carrinhos de supermercados e até animais mortos.

Erika Resende ressalta que a população pode colaborar com a manutenção da limpeza, destinando seus resíduos domésticos nos dias e horários corretos para a coleta domiciliar. Já os resíduos que não são recolhidos por esse serviço, como entulho de construção, madeira, pneus, podas de árvores e jardins e móveis velhos, devem ser levados para as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV).

Cada cidadão pode destinar gratuitamente até 1m³ por dia. Os endereços das URPVs estão disponíveis no Portal da Prefeitura.