17 September 2025 -
Nesta quinta-feira (18), das 9h às 12h30, a Prefeitura de Belo Horizonte inicia a programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT) com ação da BHTrans na Avenida Afonso Pena, próximo à entrada do Parque Municipal na interseção com a Avenida Álvares Cabral. A equipe da Gerência de Educação para a Mobilidade (Geduc) fará uma grande intervenção sobre todos os modais de transporte. Até o dia 25 haverá atividades da SNT em outras partes da cidade.
Na abertura, um mímico vai ajudar pedestres a atravessarem a rua com segurança. Além disso, um artista com violão dará o tom relaxante para quem quiser “descansar” em cadeiras de praia montadas em plena calçada da Afonso Pena enquanto ouvem uma boa música. A garotada vai se divertir com a presença dos avatares do jogo educativo Transitando Legal - Edu e Mobi -, que estarão distribuindo balões e interagindo com as crianças.
No espaço do motobox, a equipe da BHTrans vai abordar motociclistas e motoristas com distribuição de panfletos educativos. Também serão distribuídas bolinhas antiestresse. Um dos destaques para quem busca uma experiência impactante será o uso de óculos de realidade virtual, que simulam como é dirigir sob efeito de álcool e das drogas. Os participantes terão que se deslocar entre cones e sentir os efeitos, como a perda de equilíbrio, visão turva e lentidão nos reflexos.
Maria Augusta Gatti, gerente de Educação para a Mobilidade da BHTrans, destaca que toda a programação foi pensada estrategicamente para convidar a população a refletir sobre a responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro. A SNT vai até 25 de setembro e o tema principal de 2025 é "Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
Intervenção dos garis
A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) também marcará presença nas atividades desta quinta-feira com uma ação educativa voltada aos motoristas. Técnicos e garis vão abordar os condutores para repassar orientações sobre a circulação dos caminhões de coleta e os cuidados necessários com os profissionais. Durante a ação, serão distribuídas sacolinhas para armazenar pequenos resíduos dentro dos veículos (lixocar) e panfletos com dicas de limpeza urbana.
O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a importância do trabalho dos garis, que devem ser tratados com respeito e paciência no dia a dia. Os caminhões de coleta domiciliar trafegam, em média, a uma velocidade entre 5 e 7 km/h. É importante que o motorista compreenda e evite buzinar ou forçar a ultrapassagem com manobras perigosas. Além disso, é fundamental respeitar os cones de sinalização colocados nas vias para garantir a segurança dos varredores durante a execução de suas atividades.
Outros pontos da cidade
- Rodoviária: no dia 22 (segunda-feira), das 7h às 9h, a equipe da Geduc vai abordar taxistas e motoristas para conscientização sobre a importância do uso do cinto de segurança.
- Novo Anel: no dia 24 (quarta-feira), às 16h, um grupo de atores fará uma campanha educativa itinerante nos pontos de ônibus, destacando dicas de segurança como os cuidados nos deslocamentos para embarcar em coletivos que passam pelo corredor de trânsito. A ação começará no número 10.371, próximo à passarela da entrada do Bairro Califórnia, sentido Rio de Janeiro.
Encerramento
O encerramento da SNT será no dia 25, com ações na Praça da Liberdade (Alameda da Educação, entre a Rua Gonçalves Dias e a Avenida Bias Fortes). A partir das 9h, a equipe da BHTrans fará um pit stop para motociclistas, que serão desviados para uma blitz especial. De moto, acessarão um portal de entrada, onde serão convidados a participar da ação.
Os motociclistas poderão participar das atividades distribuídas entre duas tendas, onde vão conhecer a campanha de simulação de ponto cego e simular a mistura do uso de álcool e pilotagem por meio de óculos de realidade aumentada. Além disso, vão receber antenas, bolinha antiestresse e cordão chaveiro, além de material educativo.
A ação contará com o apoio das seguintes instituições: Sest/Senat, CET, Guarda Civil Municipal, Observatório Nacional de Segurança Viária, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Dnit, DER-MG, dentre outras.
Outras ações
Ao longo da semana, a equipe da BHTrans realizará outras ações, que envolvem estudantes e empresas de diversos segmentos:
- Caravana “Ande Prevenido”: ação educativa permanente da Geduc para estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental das redes pública e privada de ensino de BH.
- Palestra “Mobilidade, Segurança e Cidadania”: educativa, para funcionários de empresas.
- Circo “Transitando Legal”: outra ação educativa permanente da Geduc para estudantes do 3º e 4º anos do ensino fundamental das redes pública e privada de ensino.
- Noções de Mobilidade e Trânsito para a Educação Infantil: diálogos e vivências lúdicas com as crianças, visando formar comportamentos seguros no trânsito.
- Programa “O Jovem e a Mobilidade”: tem como foco sensibilizar alunos do ensino médio para a reflexão sobre comportamentos seguros no trânsito e divulgar o concurso de vídeos “O trânsito e o valor da vida”.