24 September 2025 -
Para comemorar o aniversário de 128 anos do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, celebrado nesta sexta-feira (26), a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) vai oferecer duas opções de trilhas ecológicas ao público visitante. A Trilha das Borboletas volta a ser realizada nesta ocasião especial, com saídas às 10h30 e 14h. A Trilha Histórico-Ambiental será no sábado (27), às 19h.
As atividades são gratuitas e a participação requer inscrição prévia até 15h desta quinta-feira (25), por e-mail (educaparques@pbh.gov.br). Cada trajeto será percorrido por um grupo de cinco a 25 participantes. As atividades poderão ser canceladas ou alteradas em caso de condições climáticas adversas.
Os participantes terão a possibilidade de observar as borboletas em uma experiência educativa e sensorial em meio à biodiversidade urbana do Parque Municipal, no coração de Belo Horizonte. Durante o trajeto, além de conhecer a história da criação do parque, a importância ambiental e cultural do espaço, os participantes visitarão áreas de vegetação especialmente manejadas para atrair borboletas e outros polinizadores.
Um dos destaques é o Jardim das Borboletas, implantado em 2007, que abriga diversas espécies de plantas hospedeiras e nectaríferas, atraindo uma rica variedade de lepidópteros (ordem de insetos que inclui as borboletas e mariposas), contribuindo para a conservação desses animais e, consequentemente, da biodiversidade.
Além de apreciar as belezas naturais, os visitantes vão aprender sobre o ciclo de vida das borboletas, a importância ecológica do desempenho como bioindicadores, polinizadores e elos das cadeias alimentares, e conhecer curiosidades que ajudam a desmistificar crenças populares sobre esses animais. Durante a caminhada, serão feitas paradas estratégicas para observação da flora, como o manacá de cheiro e a planta borboletinha, além da escuta do som do canalizado Córrego Acaba Mundo.
O percurso, que tem como ponto de encontro a praça em frente à administração do Parque, é leve, com pequenos trechos de subida e descida, e acessível a pessoas a partir de 5 anos (que devem estar acompanhadas por um responsável legal). O trajeto leva cerca de 40 minutos para ser percorrido. A trilha é ideal para grupos escolares, famílias e interessados em temas como biodiversidade urbana, conservação ambiental e educação para a sustentabilidade.
Natureza e história
A Trilha Histórico-Ambiental é ideal para quem quer conhecer um pouco mais sobre o Parque Municipal, sob a ótica que mescla natureza e história. O percurso guiado tem duração estimada em uma hora e meia e ponto de encontro no largo próximo à portaria da Avenida Afonso Pena. Durante o trajeto, que conta com acessibilidade, o participante vai conhecer um pouco mais sobre a história da área verde e o importante papel integrado à história da cidade, além da relevância ambiental como área de preservação.
Divididas em estações, a trilha conta com inúmeros atrativos como lagoas, diversificada fauna, espécies exuberantes da flora e monumentos históricos, que se misturam de forma harmoniosa. É um momento único de contemplação mais detalhada dos recursos naturais e aprendizagem sobre um dos principais parques da capital.
Para aproveitar melhor as trilhas, recomenda-se a utilização de roupas confortáveis e tênis, além de levar uma garrafinha de água.
“A oferta das duas atividades nesta ocasião tão importante tem o objetivo de mostrar a relevância do Parque Municipal, que funciona como um pulmão para a cidade. O visitante vai conhecer curiosidades históricas e aprender sobre o papel ecossistêmico e ambiental do parque, cada vez mais importante para o nosso bem-estar e qualidade de vida e para a manutenção da biodiversidade”, ressalta Roberta Martins, assessora de educação ambiental da FPMZB.
Serviço:
Trilha das Borboletas – Sexta-feira (26)
Saídas: às 10h30 e 14h
Ponto de encontro: Praça da Administração do Parque Municipal
Trilha Histórico-Ambiental – Sábado (27)
Saída: às 9h
Ponto de encontro: largo próximo à portaria da Afonso Pena, 1.377
Inscrições: até 15h desta quinta-feira (25), por e-mail (educaparques@pbh.gov.br)