20 Fevereiro 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu nesta semana a visita da secretária de Planejamento, Orçamento e Tecnologia de Montes Claros, Priscila Batista Almeida, acompanhada do Diretor de Planejamento e Orçamento, Jaheb Leite, e do Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Amarildo de Souza. Representando a Prefeitura de Montes Claros, a visita teve o intuito de realizar um benchmarking das boas práticas de inovação e tecnologia realizadas em Belo Horizonte.
A visita conduzida pelo diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel), Jean Mattos, foi dividida em vários momentos que possibilitaram compartilhar os principais cases de sucesso da Prefeitura de Belo Horizonte, como os programas Belo Horizonte Cidade Inteligente (BHCI) e de Inclusão Digital, o trabalho realizado pelo Geoprocessamento Corporativo da Prodabel, referência nacional, e as iniciativas de videomonitoramento inteligente e cultura de dados.
A agenda contou também com uma apresentação da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG) do secretário Bruno Passeli pautando a organização da administração da Capital Mineira e da Secretaria de Obras e Infraestrutura do secretário Leandro César Pereira colaborando com insights valiosos sobre o uso de tecnologias e soluções inovadoras para a gestão do espaço público de maneira inteligente e sustentável, com enfoque na gestão de insumos para obras, como o novo marketplace de material de construção.
Durante o encontro, foram destacadas diversas iniciativas focadas na modernização e desburocratização dos processos administrativos, com o uso de soluções tecnológicas e inovadoras para garantir agilidade e assertividade nas entregas ao cidadão. Foram apresentadas também soluções da Prodabel que podem ser contratadas por outros municípios, que visam acelerar e impulsionar a modernização dos serviços públicos com completa customização à realidade de cada localidade.
O contato com a empresa pública belorizontina proporcionou, também, momentos de discussão sobre a cultura de dados com enfoque no DataBH, projeto que agrupa e estrutura os dados garantindo a tomada de decisões bem informadas e sobre o Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente, que aprimora políticas públicas tradicionais com ferramentas tecnológicas, entendendo a tecnologia como ciência que abrange a melhor resposta ao desenvolvimento e não apenas referente a processos de digitalização.
A agenda demonstrou como Belo Horizonte, referência enquanto cidade inteligente, tem feito uso de soluções e tecnologias inovadoras, reforçando a importância de pensar essas temáticas na gestão, execução e manutenção da cidade. “Essa é uma interlocução muito importante para buscarmos soluções que possam aproximar a administração pública da realidade social, acreditamos que a tecnologia da informação e comunicação, os avanços tecnológicos, podem ser grandes aliados nessa tarefa. O objetivo aqui é buscar parcerias, conhecer as soluções e trabalhos realizados no município, levar de inspiração iniciativas que vão gerar uma melhor oferta dos serviços públicos, com facilidade e eficiência para nossos munícipes. Essa agenda é muito valorosa, Belo Horizonte é referência, então estamos com a expectativa bem alta”, compartilhou a secretária de Planejamento, Orçamento e Tecnologia de Montes Claros.