17 July 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte celebrou nesta quinta-feira (17) a formatura de 617 alunos dos cursos gratuitos de tecnologia do Programa de Inclusão Digital ministrados no primeiro semestre deste ano. A iniciativa, voltada para a promoção da cidadania, dignidade e maior qualidade de vida por meio da capacitação tecnológica, emitiu desde 2022 mais de 19 mil certificados.
“Nosso programa tem o objetivo de promover a inclusão digital de maneira ampla e massiva entre a população de Belo Horizonte, especialmente as pessoas mais simples. Como prefeito da cidade, minha intenção é apenas uma, melhorar a vida das pessoas, lutar por justiça social e por uma cidade menos desigual”, ressaltou o prefeito Álvaro Damião.
Entre as formações, estão: Apresentação de Slides; Informática Básica; Programação Web; Aprendendo a Usar Celular e Aplicativos; Montagem e Manutenção de Computadores; Edição de Textos; Planilhas Eletrônicas; e Empreendedorismo Digital.
O Programa de Inclusão Digital visa garantir a todos os belo-horizontinos mais conectividade e dispositivos, proporcionando amplo acesso e domínio de novas tecnologias. Além dos certificados, 10 computadores recondicionados foram entregues para formandos aptos a receber a doação pelos critérios previstos no Decreto Municipal 18.968, de 2025, reforçando o compromisso com a continuidade do aprendizado, o fortalecimento da conquista e a construção de novos sonhos.
Para garantir a redução da desigualdade social e digital, as ações da iniciativa asseguram que a tecnologia chegue às áreas em situação de vulnerabilidade, com acesso gratuito à internet, dispositivos tecnológicos e conhecimentos necessários para utilizá-la. O programa, desenvolvido pela Prodabel, se apoia em três pilares: conectividade, dispositivos e capacitação.
Nova parceria
Na cerimônia, a Prefeitura oficializou uma nova parceria para o programa: com a Fundação Wadhwani. Com o propósito de ampliar o acesso ao conhecimento e fortalecer os caminhos da inclusão digital para jovens, adultos, pessoas com mais de 60 anos e todos que acreditam na educação tecnológica como ferramenta de transformação social, essa nova parceria traz a oferta de cursos na modalidade EaD, com foco em competências para empregabilidade e desenvolvimento de carreiras. O aprendizado conta com ferramentas de inteligência artificial integradas e já estão disponíveis no ambiente de ensino à distância da prefeitura.
Em pesquisa realizada pela Prodabel, 49% dos ex-alunos do Programa de Inclusão Digital afirmaram que as certificações em cursos ofertados os auxiliaram em novas oportunidades no mercado de trabalho. A pesquisa buscou identificar como o curso impactou as carreiras dos estudantes, mapeando questões como desenvolvimento profissional e surgimento de novas oportunidades ou impulsionamento de carreira.
Mais informações sobre a iniciativa da PBH podem ser obtidas no link.