Pular para o conteúdo principal

Ponto Limpo em Belo Horizonte
Foto: Divulgação PBH

Belo Horizonte recebe novos Pontos Limpos nos próximos dias

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) vai implantar mais dois Pontos Limpos em Belo Horizonte. O primeiro está marcado para esta quarta-feira, dia 17, a partir das 8h30, na rua dos Guajajaras, esquina com avenida Amazonas, no centro da capital. O outro está previsto para ser instalado na sexta-feira, dia 19, no mesmo horário, na rua Urano, próximo à rodovia MG-10, no bairro Parque São Pedro, região de Venda Nova.

 

O gerente regional de Limpeza Urbana Centro-Sul, Denilson Pereira de Freitas, conta que o Ponto Limpo da região central tem o objetivo de impedir as constantes deposições clandestinas verificadas em um local bastante movimentado por veículos e pedestres. Segundo ele, a cada semana é recolhida meia tonelada de resíduos na área afetada. “Além da limpeza diária que continuaremos realizando, esperamos agora extinguir o descarte irregular de lixo e entulho naquele lugar com a instalação da placa indicativa da ação e com as campanhas educativas que estão sendo realizadas”, observa.

 

O Ponto Limpo de Venda Nova pretende colocar fim à poluição visual e ambiental que tomou conta do talude situado entre a rua Urano e a Rodovia MG-10. Clarício Tolentino de Aguiar, gerente regional de Limpeza Urbana Venda Nova, lembra que, a cada remoção periódica de resíduos, até três caminhões basculantes costumam sair lotados de sujeira eliminada de forma indevida na região, o que contabiliza cerca de 15 toneladas de lixo.

 

 “Vamos inserir barreiras para isolamento do espaço para que os resíduos não sejam mais jogados na encosta”, explica o gestor. “Pretendemos utilizar, por exemplo, manilhas para auxiliar no cercamento.”  A iniciativa conta com o apoio da Diretoria de Fiscalização da regional que realiza plantões em pontos críticos e auxilia nas campanhas educativas junto à população.

 

Já a região do Barreiro foi contemplada na semana passada com dois novos Pontos Limpos: um na confluência da avenida Tereza Cristina com avenida Álvaro da Silveira e outro bem na entrada da Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) Átila de Paiva, na avenida do Canal, 38, Conjunto Átila de Paiva. 

 

O gerente regional de Limpeza Urbana Barreiro, Johnny Júnior Borges, destaca que, paralelamente às ações de Ponto Limpo, são promovidas outras intervenções para proteger espaços que são alvos de descartes de lixo, como é o caso da área localizada entre a avenida Waldir Soeiro Emich e a rua Olaria do Barreiro, logo após a Estação Diamante do sistema BHBus. 

 

“A cada limpeza, nossas equipes recolhem aproximadamente três toneladas de resíduos do local”, enfatiza o gerente. “Limpamos e cercamos o espaço com pneus coloridos em um trabalho que durou três dias, encerrando-se nessa última segunda-feira.”

 

Segundo a chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Ana Paula da Costa Assunção, toda implantação de Pontos Limpos é precedida de campanhas educativas para sensibilizar as pessoas a cuidarem do local revitalizado. “Queremos que o cidadão nos ajude a preservar o serviço executado, pois é um ganho para ele e para toda a comunidade”, avalia.

 

A implantação dos Pontos Limpos, com a requalificação do espaço degradado, envolve parceiros e vizinhos como escolas, centros de saúde, comércios e associações comunitárias. Desde o início do reforço das ações de combate às deposições clandestinas em Belo Horizonte, em 2017, já foram implantados quase 300 Pontos Limpos com a redução dos descartes irregulares de resíduos de 880 para 590 locais.