27 August 2026 -
A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) assinou nesta quinta-feira (27), no Dia Mundial da Limpeza Urbana, termo de cooperação com a PBH Ativos que formaliza o início da revisão do Plano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS-BH), em conformidade com o Marco Legal do Saneamento. Concluído em 2017, o PMGIRS-BH é um instrumento estratégico que define diretrizes e ações para a gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos na capital, abrangendo desde a geração até a disposição final.
O Marco Legal do Saneamento, instituído pela Lei nº 14.026/2020, estabelece metas de universalização até 2033, garantindo que 99% da população tenha acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto. O documento também fortalece a regulação nacional, amplia a participação da iniciativa privada e reforça a necessidade de gestão sustentável dos resíduos sólidos.
O termo de cooperação foi assinado durante a comemoração dos 53 anos da SLU no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. O PMGIRS-BH atende às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que segundo o presidente da PBH Ativos, Lucas Fávero, vai permitir que a capital continue na vanguarda da gestão de resíduos sólidos com tecnologias modernas e sustentáveis.
Breno Serôa da Motta, superintendente da SLU, ressaltou a importância de transformar a data do aniversário da Superintendência em uma entrega para a cidade, destacando que a assinatura do termo de cooperação com a PBH Ativos será um norte para Belo Horizonte. "Vai garantir que a SLU continue sendo referência nacional em gestão de resíduos sólidos, incorporando o que há de mais moderno e sustentável para a nossa cidade”.
53 anos da SLU
Durante a comemoração, o prefeito Álvaro Damião destacou a importância da valorização dos garis. “Tem um ser humano por trás daquela farda laranja. Um ser humano que vive com uma família, que precisa e merece voltar para casa bem, da mesma forma como saiu. Nós temos que cuidar daqueles que cuidam da gente”, destacou, ao se referir aos cuidados que o cidadão deve ter no descarte dos inservíveis, como vidro e latas.
Maria Alice, neta de Fabiana Pereira de Oliveira, funcionária da SLU, participou ativamente das comemorações, com aplausos e demonstrações de carinho. A celebração também foi marcada por depoimentos de servidores que dedicaram décadas à limpeza urbana. A gari Regina Rocha de Souza, funcionária há 40 anos, afirmou que só tem a agradecer por todas as oportunidades. "Meus filhos estudaram e se formaram graças ao meu trabalho, e tenho muita gratidão pela SLU e pelos meus colegas”.
Outro exemplo de dedicação é Raimundo Coelho da Silva, com mais de 47 anos de serviços prestados à SLU. A exemplo de Regina, ele é aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Naquela época descarregávamos caminhões à mão, muitas vezes debaixo de chuva, mas seguimos firmes. Hoje vejo o crescimento da SLU e fico muito feliz de representar os trabalhadores e honrar esse trabalho".
SLU em números
Criada em 27 de agosto de 1973, a SLU mobiliza diariamente 2,7 mil garis em todas as regiões de Belo Horizonte, responsáveis pela coleta e manejo de cerca de 2.660 toneladas de resíduos.
A coleta domiciliar soma 1,8 mil toneladas por dia, realizada por 673 garis com o apoio de 162 caminhões compactadores. Já a varrição cobre 525 mil quilômetros de sarjetas por ano, o equivalente a 13 voltas ao redor da Terra, com a atuação de 925 profissionais, enquanto no Hipercentro são feitas, no mínimo, quatro varrições diárias e 100 locais são lavados diariamente com 14 caminhões-pipa.
A capina alcança 41,7 mil quilômetros de sarjetas por ano, realizada por 600 garis. A coleta seletiva recolhe 7,3 mil toneladas de materiais recicláveis anualmente, beneficiando seis associações e cooperativas de catadores.
Outros serviços incluem a retirada de 8,5 mil toneladas de resíduos de córregos e a remoção de 25 mil m² de pichações em áreas públicas. As 35 Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) recebem cerca de 390 toneladas de resíduos diariamente.
Na Área de Transbordo e Triagem da CTR Macaúbas, 1 milhão de toneladas de resíduos foram reaproveitadas em oito anos. Além disso, o aproveitamento energético do biogás evita a emissão de 403 mil toneladas de CO₂ por ano, gerando energia suficiente para abastecer 25 mil residências.
