Pular para o conteúdo principal

Bairro Serra ganha pontos limpos no Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto: PBH/ Divulgação

Bairro Serra ganha pontos limpos no Dia Mundial do Meio Ambiente

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) implanta nesta segunda-feira (5), a partir das 9h, quatro Pontos Limpos na Vila Cafezal, no Aglomerado da Serra. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na data, e visa transformar áreas degradadas, alvos de deposição clandestina de resíduos, em ambientes saudáveis para a comunidade. Dois dos novos Pontos Limpos ficam nas ruas Regional, em frente aos números 20 e 84. Os outros ficam na rua Violino, esquina com rua Bandolim, e na rua Serenata, em frente ao número 44.

 

Nos locais, além da limpeza, haverá a criação de canteiros, pintura, recuperação dos passeios e instalação de placas, com os seguintes dizeres: “Ponto Limpo – Proibido jogar lixo e entulho. Lançar resíduos neste local constitui crime ambiental. Sujeitos a multa”. A comunidade vai participar da inauguração, realizando o plantio de árvores.

 

De acordo com a chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização, Ana Paula Assunção, a expectativa é que todos colaborem com a iniciativa. “A equipe de Mobilização Social fez uma campanha educativa junto aos moradores e comerciantes, que foram orientados a descartar corretamente seus resíduos e a ajudar a conservar o local limpo. Quando a vizinhança se compromete com essa ideia, toda a comunidade ganha”, afirma.

 

O programa Ponto Limpo é uma das estratégias da SLU para combater o descarte clandestino de resíduos. Somente em 2022, a SLU implantou 151 desses pontos em diversas regiões da cidade. A maioria desses locais eram degradados por carroceiros, caçambeiros e caminhoneiros, entre outros, que despejavam entulho e lixo, prejudicando todo o entorno. “As deposições clandestinas trazem muitos transtornos para a comunidade como mau cheiro, poeira, atração de insetos, animais peçonhentos e poluição visual”, explica Ana Paula.

 

SLU oferece alternativas para descarte

 

Em Belo Horizonte há opções corretas para descartar os resíduos ao invés de jogar nas vias. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV), da SLU, recebem gratuitamente os resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, podas de árvores e jardins e móveis velhos, entre outros. Cada cidadão pode destinar até 1m³ por dia. Atualmente, Belo Horizonte conta com 34 URPVs espalhadas por todas as regionais. Os endereços das URPVs estão disponíveis no portal da Prefeitura.

 

O cidadão que presenciar deposição clandestina de resíduos ou estiver prejudicado por esse tipo de prática pode registrar a denúncia nos canais digitais da Prefeitura, por meio do aplicativo APP PBH ou pelo Portal de Serviços.