O Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR). Seu objetivo é garantir viagens mais rápidas, confortáveis e seguras para quem utiliza ônibus na capital.
O programa foi estruturado a partir de estudos técnicos realizados entre 2019 e 2022, com diagnóstico, simulações de tráfego e desenvolvimento de projetos executivos. Esses estudos apontaram soluções para racionalizar a circulação, reduzir o tempo de permanência em cruzamentos e paradas, e aumentar a eficiência do transporte coletivo.
Premissas do Programa
- Priorizar o transporte coletivo sem necessidade de desapropriações ou grandes obras de arte;
- Evitar impactos negativos para o tráfego geral, realizando ajustes apenas quando necessário;
- Promover melhorias viárias, adequações geométricas e de sinalização;
- Integrar, sempre que possível, a rede de ônibus à infraestrutura cicloviária e de pedestres, reforçando a mobilidade sustentável.
Investimento e Escopo
O programa é financiado pelo Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável, com contrato assinado em julho de 2025, no valor de R$ 139,4 milhões (sendo R$ 132,5 milhões da União e o restante de contrapartida do município).
O investimento será destinado à ampliação da malha de faixas exclusivas e preferenciais para o transporte coletivo e também à expansão da infraestrutura cicloviária em pontos estratégicos da cidade. Atualmente, Belo Horizonte conta com 74,2 km de faixas prioritárias para ônibus (21,7 km do MOVE, 36,3 km exclusivas e 16,2 km preferenciais). Com a implantação de mais 64,3 km, a cidade reforça o compromisso com a mobilidade sustentável, proporcionando viagens mais rápidas, seguras e eficientes.
Primeiras obras: João Pinheiro e Cristóvão Colombo
As primeiras intervenções do programa estão sendo implantadas nas avenidas João Pinheiro e Cristóvão Colombo, corredores estratégicos que concentram grande volume de passageiros.
As faixas exclusivas de ônibus funcionarão nos horários de pico (6h às 9h e 17h às 19h30), sempre na faixa da direita.
O projeto prevê ajustes em pontos de ônibus, na sinalização e na circulação dos veículos, além da recuperação do pavimento.
Na João Pinheiro, a ciclovia existente e as vagas de estacionamento serão preservadas.
Na Cristóvão Colombo, será necessária a realocação de vagas especiais, de carga e descarga, além de uma estação de bicicletas compartilhadas.
Também haverá retirada de vagas rotativas e de motos no trecho entre as ruas Sergipe e Tomé de Souza.
Com essas mudanças, a expectativa é de aumento de até 12% na velocidade média dos ônibus no pico da tarde, redução do tempo de viagem e da espera nos pontos, além de menor custo para o transporte coletivo e redução na emissão de poluentes.