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Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo

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Fotografia de uma via urbana com três faixas de tráfego, árvores no canteiro central e prédios ao fundo. Na faixa da direita, há a pintura no asfalto indicando “ÔNIBUS” e uma placa aérea com os dizeres “Faixa exclusiva para ônibus – 2ª a 6ª, 6h às 9h e 16h às 20h”. Alguns veículos circulam na via, incluindo ônibus e carros.

 

O Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR). Seu objetivo é garantir viagens mais rápidas, confortáveis e seguras para quem utiliza ônibus na capital.
 

O programa foi estruturado a partir de estudos técnicos realizados entre 2019 e 2022, com diagnóstico, simulações de tráfego e desenvolvimento de projetos executivos. Esses estudos apontaram soluções para racionalizar a circulação, reduzir o tempo de permanência em cruzamentos e paradas, e aumentar a eficiência do transporte coletivo.
 

Premissas do Programa
 

  • Priorizar o transporte coletivo sem necessidade de desapropriações ou grandes obras de arte;
  • Evitar impactos negativos para o tráfego geral, realizando ajustes apenas quando necessário;
  • Promover melhorias viárias, adequações geométricas e de sinalização;
  • Integrar, sempre que possível, a rede de ônibus à infraestrutura cicloviária e de pedestres, reforçando a mobilidade sustentável.
     

Investimento e Escopo
 

O programa é financiado pelo Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável, com contrato assinado em julho de 2025, no valor de R$ 139,4 milhões (sendo R$ 132,5 milhões da União e o restante de contrapartida do município).


O investimento será destinado à ampliação da malha de faixas exclusivas e preferenciais para o transporte coletivo e também à expansão da infraestrutura cicloviária em pontos estratégicos da cidade. Atualmente, Belo Horizonte conta com 74,2 km de faixas prioritárias para ônibus (21,7 km do MOVE, 36,3 km exclusivas e 16,2 km preferenciais). Com a implantação de mais 64,3 km, a cidade reforça o compromisso com a mobilidade sustentável, proporcionando viagens mais rápidas, seguras e eficientes.


Primeiras obras: João Pinheiro e Cristóvão Colombo


As primeiras intervenções do programa estão sendo implantadas nas avenidas João Pinheiro e Cristóvão Colombo, corredores estratégicos que concentram grande volume de passageiros.
 

As faixas exclusivas de ônibus funcionarão nos horários de pico (6h às 9h e 17h às 19h30), sempre na faixa da direita.
 

O projeto prevê ajustes em pontos de ônibus, na sinalização e na circulação dos veículos, além da recuperação do pavimento.
 

Na João Pinheiro, a ciclovia existente e as vagas de estacionamento serão preservadas.
 

Na Cristóvão Colombo, será necessária a realocação de vagas especiais, de carga e descarga, além de uma estação de bicicletas compartilhadas.
 

Também haverá retirada de vagas rotativas e de motos no trecho entre as ruas Sergipe e Tomé de Souza.
 

Com essas mudanças, a expectativa é de aumento de até 12% na velocidade média dos ônibus no pico da tarde, redução do tempo de viagem e da espera nos pontos, além de menor custo para o transporte coletivo e redução na emissão de poluentes.