Pular para o conteúdo principal

Mostra da SLU nas escolas municipais chama atenção para consumo exagerado
Divulgação/PBH

Mostra da SLU nas escolas municipais chama atenção para consumo exagerado

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) promove nas escolas municipais da rede pública de ensino de Belo Horizonte “A História das Embalagens”, exposição realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED). A iniciativa conjunta teve início nessa terça-feira (19), na Escola Municipal Santo Antônio, unidade de educação especial. O projeto vai ocorrer ao longo de todo o ano letivo. 

A ação faz parte do Projeto Ecoescola, programa da Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é a promoção da arte e da educação ambiental nas instituições participantes. Contando com seis caixas de madeira, a montagem itinerante remonta cenários e ilustrações ao se debruçar pelos distintos períodos históricos, trazendo consigo a trajetória humana no cotidiano de consumir e descartar, como ponto inicial de reflexão para uma mudança no modo de agir diante dos problemas causados pelo material. 

Até o fim deste ano, 18 escolas serão contempladas com a campanha. A atividade promete atuar na dimensão da memória criativa dos alunos, buscando a sensibilização perante o uso excessivo de embalagens, além de informá-los das consequências diretas e combate ao volume de resíduos criados. 

Cerca de 700 estudantes, em cada unidade de ensino, serão beneficiados com o evento. A ideia é que eles repassem adiante o que aprenderam sobre sustentabilidade. Ainda em sala de aula, poderão discutir juntamente com os docentes a importância que cada um possui ao fazer sua parte, direta ou indiretamente, bem como perceber o papel que as cidades podem ter na construção desse processo. 

Segundo a técnica do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Elania Matos, a proposta do trabalho educativo-formativo serve também para auxiliar na formação de cidadãos ambientalmente educados. “Todo o propósito se concentra em responder aos questionamentos sobre a utilidade das embalagens. Por meio dessas ações didáticas, buscamos agregar informações e conhecimentos, para que a inserção seja exitosa”, acrescentou.