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Contribuições sobre a Consulta Pública nº 02/2022

INSTRUÇÕES GERAIS


Este Fórum é destinado ao recebimento de contribuições pertinentes ao Projeto de implantação de intervenções para o tratamento de Rotas para Pedestres, para os seguintes trechos: Rua Vinte e Um de Abril – Passarela da Lagoinha até a Rua Guaicurus. Rua Guaicurus - Rua Curitiba até São Paulo. Rua São Paulo - Rua Guaicurus até Av. Amazonas. Rua Saturnino de Brito da 21 de Abril até Praça Rio Branco. A Curitiba da Av. Oiapoque até Santos Dumont. Avenida Oiapoque entre 21 de Abril e Curitiba.

O projeto será apreciado, no aspecto de preservação do tombamento das calçadas, pelo Conselho Municipal do Patrimônio.

Abaixo seguem orientações gerais para participação e contribuição:

  • Os documentos objeto desta Consulta estão disponíveis no portal da BHTRANS, em "Consultas Públicas", na seção "Em Andamento" e referentes à CONSULTA PÚBLICA Nº 002/2022.
     
  • Observação: Para registrar sua contribuição basta preencher as informações requeridas ao final da página em "Comentar", informando seus dados e inserir em "Assunto" e "Comentário" o título e o conteúdo, respectivamente, da sua contribuição ao assunto tratado na Consulta Pública.

 

Prezados,

Advindo o que esta por vir, venho deixar minha opinião e contribuição em prol da municipalidade.

Me posiciono totalmente contrario ao alargamento das calçadas expostas nos endereços acima, nosso sistema de mobilidade publica (fracassado), bem como nossa demanda por veículos particulares constantes não podem comportar maiores afunilamentos da via de rodagem. Nosso transito já esta caótico!

Além do já explanado, vale dizer que nossa cidade possui uma malha semafórica tão extensa e em alguns casos como a Av Antônio Carlos, tal sinalização poderia ser tida ate mesmo como "suspeita", haja vista controles de avanços em travessias de transeuntes que poderiam e deveriam serem substituídas por passarelas elevadas. Não sendo se quer necessário ser engenheiro de trafego para tal constatação.

Por fim, sou amplamente favorável de medidas educativas em prol de um transito mais seguro, revitalização das calçadas (deploráveis) , fiscalização preventiva e educativa junto aos transeuntes, melhoria do transporte publico (reduzindo a dependência e por consequência acidentes com demais veículos) , utilização de passarelas elevadas e quando seja possível, que utilizemos então "passarelas "subterrâneas para pedestres.

Necessitamos urgentemente de parar de prejudicar a totalidade da mobilidade urbana com medidas de controle no mínimo dúbias. Por que tantos semáforos com radar de avanço eletrônico? Por que temos um indicie de notificações de transito tão elevado?

Olá!
Moro em São Paulo, apesar de toda a minha família residir em Belo Horizonte. Nunca passei períodos maiores que 3 meses em BH, mas nas oportunidades que estive aí, notei dois detalhes que tornam o trânsito bem atrapalhado na avenida Afonso Pena. ( tem bastante tempo que não vou aí, então peço desculpas se algum item estiver mudado).
1) Faltam passarelas ou túneis para pedestres atravessarem a Afonso Pena, nos trechos mais movimentados do centro.
2) Pessoas vão invadindo aos poucos a pista, fazendo uma barriguinha que deixam os motoristas inseguros, sem saberem se os pedestres irão respeitar os sinais. Alguns não respeitam e atravessam, e em alguns casos os carros acabam parando sobre a faixa e o sinal fecha.
3) Os guardas saem dando broncas ou multando quem está com o carro sobre a faixa, sem prestar atenção que eles pararam para não atropelar algum pedestre infrator. (Nunca aconteceu comigo, mas vi acontecer com muitos).
4) na minha época aí, os semáforos não tinham o indicador numérico de tempo, que ajudariam o motorista a se orientar ao se aproximar do povo aglomerado invadindo a pista.
5) O trânsito de BH se engarrafa muito, porque existem poucas vias expressas para fazerem o trânsito fluir.Enviei uma sugestão fazem alguns anos, falando sobre esta carência de vias expressas para fazer o trânsito fluir.
Peço desculpas se as minhas observações atuais estiverem defasadas, pois embora esteja sempre indo aí, não passo na Afonso Pena dirigindo, desde 2013.

Atenciosamente,

Geraldo.

Sugiro mudar a localização do semaforo que fica na rua Jacui entre as ruas pio onze e José Clemente, para em frente a nova agência da Caixa econômica que fica na esquina da rua Pio onze
Mudar o sinal pra frente do ponto de ônibus
Visto que a travessia das pessoas qdo descem do ônibus no ponto ficou arriscada e isso vai acabar em acidente.
O movimento aumentou devido a abertura da agência da CEF
Nunca teve lógica, o sinal de pedestre tão longe do ponto de ônibus

Com o alto fluxo do hiper-centro poderia ser viabilizado a implementação de faixas de pedestres para travessia cruzada, como vemos em grandes cidades com cruzamentos de avenidas e ruas diagonais, tendo como exemplo em nossa cidade o cruzamento da Av. Afonso Pena com Av. Amazonas, Rua Rio de Janeiro e Rua dos Carijós. Dessa forma, os pedestres ganhariam melhor circulação de um ponto a outro com a possibilidade da travessia diagonal nessas partes com alto fluxo de veículos.

Para melhorar a circulação sugiro remodelar a praça rio branco aos antigos moldes de antigamente, sem árvores e barreiras físicas, voltando a ser um grande largo, calçadão aberto, sem degraus ou buracos. Além disso, fechar definitivamente o acesso de veículos a praça rio branco, fechar a rua dos guaranis entre a caeté e paulo de frontirn, retirar o estacionamento em frente a rodoviária e criar urgentemente uma ligação direta da rodoviária com o metrô, sem a necessidade de sair dela.

Visando melhorar o deslocamento de pessoas o ideal seria intervenções de segurança entre o cine Mexico e a Rodoviária com melhoria da iluminação e espaço de conviniência como uma feira livre sem transito local e um acesso da rodoviária direto para o metro sem passar pela passarela ao lado do viaduto lagoinha.

O projeto deveria prever a ampliação da calçada da Rua Curitiba, entre as Avs. Afonso Pena e Oiapoque (lado direito, sentido Oiapoque). O trecho apresenta elevado fluxo de pedestres e a calçada atual é estreita.

Outra intervenção deveria ser a proibição de conversão a direita da rua Curitiba para a Av. Oiapoque, com o objetivo de garantir maior prioridade ao pedestre no cruzamento.

Gostaria inicialmente de parabenizar a BHTRANS por este projeto importantíssimo. O Hipercentro precisa desta revitalização, e este olhar para os Pedestres. Gostaria de solicitar a inclusão neste projeto, da revitalização completa de toda a calçada do entorno da Rodoviária de BH, e uma revitalização completa em toda Praça Rio Branco, que inclui (tratamento do pavimento, plantio de novas árvores, revitalização da iluminação pública, a realização de atividades culturais na Praça). Porta de entrada e saída de quem chega e sai da Capital.

Ótimo a inclusão daquela passarela da Lagoinha ligado ao Hipercentro. Gostaria de deixar uma outra solicitação para este projeto. A inclusão da revitalização daquela passarela que liga a Rua Padre Paraiso até a Av do Contorno na esquina com a Rua dos Caetés. Uma passarela que também necessita demais desta revitalização para os Pedestres.

Nas vias citadas no projeto é fundamental destacar a disponibilização da iluminação pública exclusiva da calçada, mesmo se a rua tiver a iluminação pública, ainda sim é necessário a iluminação exclusiva das calçadas e passarelas. E claro uma revitalização e ampliação da iluminação da Praça Rio Branco. O que aumenta consideravelmente a segurança dos Pedestres.

DECEPÇÃO COM A CIDADE QUE TANTO AMO. Infelizmente, tenho muito mais a reclamar do que elogiar. Principalmente destacar fatos gritantes e que nos prejudicam e muito. Tenho deficiência e uso auxilio de bengala. É bem razoável a sinalização para cegos, muitos buracos, muitas tampas de órgãos nos passeios quebrados ou até sem a tampa provocando quedas.
E Belo Horizonte está deixando muito a desejar com a cidade muito suja e mal cuidada. Passeios públicos totalmente desalinhados cheios de buracos, sujos ou melhor imundos. Nos semáforos, é terrível quando numa pista em avenidas bem largas, exemplo: Avenida Afonso Pena - começo atravessar um lado e quando começo o outro lado e já sinal vermelho para pedestres.
Penso, que é muito triste, participar desta consulta com mais reclamações do elogios.