Pular para o conteúdo principal

Academia a Céu Aberto

Academia a Céu Aberto
criado em - atualizado em

O Programa Academia a Céu Aberto – ACA possibilita a prática de exercícios físicos ao ar livre e maior socialização da comunidade. Nas áreas públicas como praças, parques e canteiros, em vários locais da cidade, estão instalados  mais de 400 conjuntos de aparelhos utilizados por pessoas de várias faixas etárias.
 

Entre os benefícios dos exercícios na Academia estão a possibilidade de aumento da mobilidade e flexibilidade, desenvolvimento da coordenação motora, melhoria da função cardiorrespiratória e fortalecimento muscular.
 

O programa é administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) por meio da Diretoria de Infraestrutura Esportiva. Cada academia possui de 6 a 12 equipamentos de fácil manuseio. Alguns aparelhos se adaptam ao usuário utilizando o peso do próprio corpo para criar resistência e gerar benefícios individualizados, independentemente de idade, peso e sexo. No entanto, a utilização dos equipamentos é indicada apenas para maiores de 12 anos.

 

 

Finalidades dos equipamentos da  Academia a Céu Aberto
 

Simulador de cavalgada – Aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora.

Esqui – Aumenta a flexibilidade dos membros inferiores, quadris e membros superiores e melhora a função cardiorrespiratória.

Alongador – Alonga articulações dos membros superiores, cintura escapular, tronco e cintura pélvica.

Multi exercitador – Fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros superiores e inferiores.

Rotação dupla diagonal e rotação vertical – Fortalecem os membros superiores, melhora a flexibilidade das articulações dos ombros e aumenta a mobilidade das articulações dos ombros e dos cotovelos.

Simulador de remo – Fortalece a musculatura das costas e ombros.

Pressão de pernas – Fortalece a musculatura das coxas e quadris, melhora a flexibilidade e a agilidade dos membros inferiores, quadris e região lombar.

Rotação vertical triplo – Fortalece os membros superiores e melhora a flexibilidade das articulações dos ombros.

Pressão de pernas tripla – Fortalece a musculatura das coxas e dos quadris.

Supino – Fortalece os grupos musculares dos peitorais e ombros e articulações dos ombros e braços.

Além de aumentar os locais de convivência, as academias criam uma rotina de prática de exercícios e estes espaços viram palcos de melhoria da saúde e condicionamento físicos da comunidade.

É possível consultar a lista completa de equipamentos clicando aqui.