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BOAS PRÁTICAS PARA EDIÇÃO - LINKAGEM

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Links:

O processo para construção de links ao longo do texto, ou seja, a linkagem é essencial para indicar ao usuário outros caminhos da informação e fazer do Portal PBH um local interativo.


Links bem construídos fazem do Portal um local muito mais rico, desde que façam referências a conteúdos pré-existentes, atualizados e relevantes.


Dar links para conteúdos dentro do Portal PBH, faz dele um endereço mais forte e completo.

                                              links não                       Linkagem deve ser rica e inteligente



Para que a linkagem seja efetiva, lembre desses pontos:
 

  • Conheça o seu conteúdo, saiba o que já publicou e o que pode ser resgatado em cada texto;
     
  • Em seus textos, crie links que promovam relações com outros órgãos, com políticas de Governo, com programas dos quais seu órgão participe;
     
  • Tente, ao máximo, criar links internos no próprio Portal PBH;
  • Incorpore os links às palavras-chave que remetam ao serviço ou ação que está sendo abordada. Para inserir o link, selecione uma palavra significativa, clique no ícone de link e o insira. Lembre-se sempre de marcar a opção “abrir em uma nova janela");

 

Onde marcar para link abrir em nova janela

 

  • Evite linkar em palavras repetidas. Ao invés de linkar sempre em "Veja no Portal da Prefeitura” opte por “Veja o relatório no Portal da Prefeitura”;
  • Ao estabelecer um link, sempre formate a palavra utilizada para a linkagem com a atribuição de um negrito (bold), de forma a destacá-lo;
     
  • Se forem criados botões ao final do texto, que levarão a outras páginas, ou seja os Call to Action (CTA), nunca se esqueça: utilize verbos de ação, do tipo “Acesse”, “Veja”, “Encontre”;
     
  • Dependendo do contexto de cada publicação, os CTA devem revelar, com uso de verbos de ação, a facilidade de uso (Preencha rapidamente o formulário), o senso de urgência (Faça sua inscrição agora). 
  • Lembre-se: você não está criando um documento em papel, mas sim uma página de internet. Assim, expressões como “veja abaixo” ou “a seguir” são desnecessárias.
     

 

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