Pular para o conteúdo principal

BOAS PRÁTICAS PARA EDIÇÃO - IMAGEM

criado em - atualizado em

Formatação de imagens: uma atenção especial

A inserção de imagens de qualidade, faz do Portal uma fonte ainda mais confiável de informação. Portanto, fotos podem e devem ser utilizadas nos conteúdos apresentados, desde que sejam atuais e, é claro, compatíveis. Fique de olho nas orientações:

 

Ao inserir uma foto, o editor permite que o seu tamanho seja adequado . Portanto esteja atento no momento da inserção, de forma que a página fique o mais bonita e agradável para leitura. 

                                              Imagem ilustrativa de uma foto correta                       Imagem ilustrativa de uma imagem inserida de maneira errada

 

É muito importante dar créditos aos autores da imagem. E atenção: fotos obtidas de internet ou sem cessão de uso não podem, em hipótese alguma, ser utilizadas no Portal da PBH.

 

O atributo "alt" é obrigatório para todas as tags img, sendo ele quem permite a descrição de uma imagem para um deficiente visual. 

 

E lembre-se: o texto alternativo não é importante apenas sobre acessibilidade. Às vezes, usuários com conexões lentas desativam as imagens para obter uma experiência mais rápida no navegador. Tenha também esses usuários em mente sempre que escrever seus atributos "alt".

 

O uso de gráficos ou tabelas salvos como uma imagem não é permitido. Porquê? Pelo simples fato de que a descrição do conteúdo não seria possível! no espaço de um atributo "alt" !
 

 

Início