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BOAS PRÁTICAS PARA EDIÇÃO - ESTRUTURA

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Usabilidade: a navegação precisa ser intuitiva

Esse é um conceito que remete à ideia de facilidade para usar o conteúdo disponível no site. Toda estrutura do conteúdo deve ser pensada com base em como o usuário final irá utilizá-lo, sendo que a busca pela informação devem ser intuitiva, acontecer de maneira prática e rápida. Portanto, ao construir o seu conteúdo, pense no usuário e em como ele buscaria pelas informações. Isso vale para o conteúdo e, principalmente, para os itens do menu de navegação.


Imagem ilustrativa de tela do computador

 

Arquitetura da informação: mantendo a organização

Para criar uma nova página, ou um novo item de menu, é necessário fazer contato com a equipe do Portal. De forma a manter a estrutura conceitual do portal, novas páginas não podem ser criadas de maneira aleatória. Caso necessite incrementar seu conteúdo, a equipe do Portal irá analisar seu pedido e fará a construção das estruturas de páginas ou menus avaliando aspectos de arquitetura da informação.

 

Ao subir (fazer o upload) de arquivos para o portal, sejam eles imagens ou documentos, é necessário fazê-lo em diretórios organizados e de fácil localização. Para o ano de 2020, todos os órgãos, empresas fundações autarquias encontrarão a pasta do ano corrente, com as subpastas imagens, ícones, transparência, licitações. Caso seja necessário criar mais pastas, basta enviar a solicitação para gcomd@pbh.gov.br, que a Gerência de Comunicação Digital executará essa tarefa.


"A arquitetura de informação é tornar o complexo, claro” - R.S Wurman, teórico que cunhou o termo.


 

 

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