Direto ao ponto:
O objetivo do Portal PBH é levar informação atualizada, de forma direta, concisa e de fácil entendimento. Assim, seguem alguns pontos que precisam ser observados constantemente:
Mantenha o foco:
O objetivo do texto deve estar claro e ideias pouco relevantes não devem estar presentes. Para que não provoque o desinteresse no leitor, o texto precisa ser conciso e trazer as informações necessárias de maneira bastante objetiva, sem rodeios. Vá direto ao ponto!
O primeiro parágrafo dá início a tudo, inclusive à vontade do leitor de ir embora! Assim, destaque o maior número possível de informações logo no primeiro parágrafo do texto e trabalhe a coesão até o fim.
Planeje seu texto antes de começar a escrevê-lo:
Para não falhar na transmissão das informações, fala o planejamento prévio do que você precisa comunicar. Utilize parágrafos pequenos, divida seu texto em blocos e priorize os blocos mais importantes. Adapte sua linguagem ao seu usuário: o cidadão. Seja direto e assertivo.
Atualize os dados sempre:
A atualização das informações é imprescindível! Quem estará seguro em consultar uma fonte, se os dados disponíveis estiverem desatualizados?
Percorra as páginas sob sua responsabilidade, verifique a validade das informações e aproveite para retirar ou inserir novidades de interesse do usuário. Lembre-se: o Portal deve ser dinâmico!
Olho atento para a revisão:
Verifique a digitação, ortografia, gramática, pontuação e tudo mais.
Forma também tem sua relevância:
A formatação pode parecer algo de menor importância, mas não é! O cidadão ou o servidor público que está navegando pelas páginas do Portal, precisa se sentir confortável na leitura, ou ouvindo o que o navegador vai replicar. Sim, vamos falar de acessibilidade. Portanto, consulte o Manual Oficial de Redação para Peças Gráficas e saiba mais sobre esse aspecto da formatação de conteúdos.