Pular para o conteúdo principal

Oficina sobre objetivos do Milênio na regional Nordeste

criado em - atualizado em
Sites Observatório do Milênio

 

 

No dia 19 de abril de 2011, a Regional Nordeste recebeu a equipe responsável pela realização da Oficina “Belo Horizonte e os Objetivos do Milênio”, que apresentou e debateu com os representantes das Comforças o conteúdo da sua Cartilha, para alcançar o cumprimento das metas do milênio em BH.

 

Esta Cartilha, lançada em dezembro de 2010, é destinada a lideranças comunitárias, conselhos de direito, grupos e movimentos organizados da cidade. Ela apresenta, em linguagem bem acessível, os principais indicadores alcançados por Belo Horizonte, no que se refere às metas estabelecidas pela ONU em 2.000, e que serão monitoradas na cidade até 2.015, quando deverão estar integralmente cumpridas. Estas metas propõem a erradicação da extrema pobreza e da fome, melhorias na saúde, educação, condições de moradia, entre outras. Pretende-se com as oficinas ampliar o acesso às informações e uma mobilização em prol dos Objetivos do Milênio.

 

As oficinas integram o Projeto “Observe BH”, da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento e Gestão, que coordena a rede de parceiros Observatório do Milênio, composta pela Prefeitura de Belo Horizonte, Governo do Estado MG e Universidades locais.

 

Além dos técnicos da Administração Regional, da Gerência do Orçamento Participativo - OP, da Gerência de Indicadores e estudantes universitários, a oficina contou com a participação de 50 representantes da Comforça Nordeste,que são os cidadãos eleitos pela comunidade regional para fiscalizar as obras do O.P. . As atividades se basearam na metodologia construtivista, na qual todas as pessoas são capazes de produzir e compartilhar conhecimentos.