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Manual PBH APP

LOGIN E CADASTRO

TELA DE LOGIN

 

 

O PBH APP está integrado ao acesso gov.br, do Governo Federal, que fornece um usuário e senha único para diversos serviços públicos. Assim, para utilizar o aplicativo você deverá clicar em “Entrar com gov.br” e será direcionado ao site acesso.gov.br para fazer o seu login ou criar o seu cadastro e, após, será redirecionado automaticamente para o PBH APP.  

Antes de ser direcionado ao site do governo federal, a tela abaixo será apresentada, com as opções de relatar problemas com o acesso e obter mais informações sobre o login único gov.br.

 

Tela intermediária login

 

Após informar o CPF e senha cadastrados no gov.br, no primeiro acesso, é exibida uma tela de autorização de uso de seus dados pessoais. Para utilizar o PBH APP, você deve clicar em “Autorizar’’.

 

 

Por fim, ainda no primeiro acesso do gov.br, é exibida uma tela com os termos de uso e aviso de privacidade. Após clicar em “Concordo”, o login é concluído e você já poderá utilizar o PBH APP.

 

 

HOME

TELA INICIAL

 

 

Após efetuar login, esta é a tela que deverá aparecer no seu aplicativo. A tela inicial mostra atalhos para algumas de suas principais funcionalidades, como "Solicitar Serviços", "Minhas Solicitações", "Autoatendimento", "Avaliação de Serviços", "Agendamento" e "Encontre na Cidade". Essas opções também podem ser acessadas pelo menu lateral, que é o ícone no canto superior esquerdo com três linhas desenhadas, especificado no item Menu Lateral deste manual. Os itens abaixo das principais funcionalidades são atalhos para serviços e informações relevantes disponíveis no próprio PBH APP ou no Portal de Serviço da Prefeitura de Belo Horizonte

 

NOVIDADES DA VERSÃO

 

 

Nesta tela, acessada pelo ícone com a letra i na tela inicial, canto superior direito, você tem acesso às informações da versão atual do aplicativo.

 

MENU LATERAL

 

 

O menu lateral do aplicativo é acessado pelo ícone de três linhas no canto superior esquerdo da tela de entrada. No menu você encontra opções de serviços e informações disponíveis no aplicativo. O ícone “Home” retorna à tela de entrada. Os demais itens "Serviços”, “Autoatendimento”, “Encontre na cidade”, “Servidor Público Municipal”, “Avaliação dos Serviços”, “Aplicativos Úteis” e “Sobre o PBH APP” serão especificados adiante, neste manual.

 

NAVEGAÇÃO

SOLICITAR SERVIÇOS

 

 

Nesta tela você poderá pesquisar pelo serviço desejado pelo nome ou por parte do nome através do ícone Descrição: Lupa com preenchimento sólido, no canto superior direito. Também é possível pesquisar por um serviço através do tema em que ele se enquadra (Meio Ambiente, Saúde, Fiscalização e Denúncia, dentre outros), ao clicar no ícone Descrição: Filtro com preenchimento sólido.

Após a escolha do serviço, a tela seguinte mostrará um formulário, conforme exemplo abaixo, sendo necessário o preenchimento dos campos exibidos para abertura da solicitação.

 

 

A depender do serviço escolhido, o APP também poderá direcionar o cidadão a uma página do Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte. 

 

 

Ao clicar em “Prosseguir”, a tela seguinte trará todas as informações sobre o serviço escolhido, tais como exigências para solicitação, prazos de execução, legislação pertinente, entre outras. Nesta tela, além de solicitar o serviço desejado, você também poderá avaliar a qualidade das informações disponibilizadas sobre ele.

 

 

Ao clicar no botão “Solicitar” (botão abaixo do nome do serviço), será aberta a tela a seguir, para registro dos dados para execução do serviço.

 

 

Preencha os campos exibidos na tela, de acordo com a exigência do serviço selecionado, e clique no botão para concluir a solicitação.

A depender do serviço, você poderá enviar um ou mais arquivos – documentos, imagens ou vídeos - referentes à sua solicitação.

Se o serviço exigir um endereço para execução, digite o nome ou parte do nome do logradouro, sem informar o tipo (avenida, rua, beco, etc.) e o número exato ou aproximado do local. Alternativamente, você pode informar o número do local e o CEP. O sistema pesquisa automaticamente o endereço de acordo com a digitação; assim, após terminar de digitar o endereço aparecerá logo abaixo o endereço localizado com os termos digitados. Caso necessário, inclua um complemento (apartamento, bloco, quadra, etc.) e uma referência do local. 

Para concluir sua solicitação clique no botão confirmar (ü); caso deseje cancelar, basta clicar no botão cancelar (X).

Atenção: todos os campos assinalados com *(asterisco) são de preenchimento obrigatório.

 

MINHAS SOLICITAÇÕES

O botão “Minhas solicitações” permite acompanhar as solicitações feitas pelo usuário do aplicativo. Você pode acessar suas solicitações através da tela inicial ou do menu lateral - opção “Serviços”.

Ao clicar nesta opção, o APP irá redirecionar para o "Meu Painel" do Portal de Serviços da PBH. 

 

 

 

Caso não encontre a sua solicitação. clique em "Não Encontrei Minha Solicitação" e siga as orientações.

 



 

AUTOATENDIMENTO

BOLETIM ESCOLAR

O Boletim escolar das escolas municipais está disponível na opção Autoatendimento do menu principal. Para alunos da rede municipal de ensino, basta clicar no ícone “+” no canto inferior direito da tela para cadastrar o código do aluno e o CPF do responsável. Feito o cadastro, sempre que for selecionada a opção “Boletim escolar das escolas municipais”, o APP mostrará o nome e o código do aluno. Então, é só clicar em “Emitir boletim” para ter acesso às notas registradas até o presente momento.

 

 

Para cadastrar o boletim você deve inserir corretamente o código do aluno e o CPF do responsável. O código do aluno está disponível no próprio boletim impresso. O CPF do responsável é composto por 11 números e deve ser cadastrado sem ponto ou traço. Apenas o CPF do responsável cadastrado junto à escola pode ser utilizado.

 

EMITIR GUIA DE IPTU

Nessa opção você poderá emitir a guia de IPTU para seus imóveis.

 

 

Esta tela se refere ao item “Meus imóveis”. Caso você já tenha cadastrado algum imóvel, ele aparecerá nesta tela. Ela oferece também a opção de cadastrar seus imóveis. Ao clicar no ícone “+” , aparecerá a tela detalhada abaixo, “Cadastro de imóvel”.

 

 

A tela acima permite ao usuário cadastrar seu imóvel. Isso facilita o futuro requerimento de serviços relativos ao imóvel em questão.

Com o imóvel cadastrado, para emissão das guias de IPTU basta clicar em “Emitir Guia”.

 

RESULTADOS DE EXAMES LABORATORIAIS

Nesta opção é possível obter os seus resultados de exames laboratoriais realizados nos Centros de Saúde de Belo Horizonte. Para acessar os resultados deverá ser informado o Nome do Paciente, o Número do Pedido e a Senha, que estão na etiqueta colada no Recibo para Entrega de resultados que foi entregue no Centro de Saúde, após a coleta.

 

 

Os resultados de exames estarão disponíveis no sistema até 90 dias após a data da coleta. Após este período procure o Centro de Saúde referência. Somente os exames realizados nos laboratórios da PBH estarão disponíveis.

 

CONSULTAR OS DIAS DE COLETA DE LIXO

 

 

Esta tela se refere ao item "Meus Locais de Coleta". Caso você já tenha cadastrado algum endereço, ele aparecerá nesta tela. Ela oferece também a opção de pesquisar um endereço ou cadastrá-lo. Ao clicar no ícone "+", aparecerá a tela detalhada abaixo, "Cadastro de Endereço".
 

 

Esta tela permite ao usuário cadastrar seu endereço. No primeiro campo, você pode inserir um nome para o local, por exemplo: casa, trabalho, escola. A seguir, você pode utilizar sua localização atual para a busca do local ou pesquisar um endereço por Logradouro ou CEP + Número. 

Após selecionar o endereço desejado, é só clicar em “Adicionar” e o local aparecerá na tela Meus locais de coleta sempre que você acessa-la.

 

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS

AVALIAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO

 

 

Nesta tela você seleciona a linha que deseja avaliar. Você poderá marcar as linhas que usa com frequência e usar o filtro para selecioná-las. 

 

 

Nesta tela você preencherá as informações necessárias para realização da avaliação como: Data da viagem, Hora da viagem, Número do ônibus e Ponto de ônibus. 

 

 

Nesta tela você realizará a sua avaliação. Os itens a serem avaliados da sua linha são: Ônibus, Operação e Motorista. Clique em cada uma das opções para ver os itens que podem ser avaliados. Quanto maior o número de estrelas selecionadas, mais positiva será sua avaliação. Para finalizar, após clicar nas estrelas, clique em “Avaliar”. 

 

AVALIAÇÃO DA COLETA DE LIXO

Nesta opção você poderá avaliar a coleta de lixo nos seus endereços.

 

 

Esta tela se refere ao item "Meus Locais de Coleta". Caso você já tenha cadastrado algum endereço, ele aparecerá nesta tela, assim como o botão Avaliar as coletas deste endereço. Ela oferece também a opção de pesquisar um endereço ou cadastrá-lo. Ao clicar no ícone "+", aparecerá a tela detalhada abaixo, "Cadastro de Endereço".

 

 

Esta tela permite ao usuário cadastrar seu endereço. No primeiro campo, você pode inserir um nome para o local, por exemplo: casa, trabalho, escola. A seguir, você pode  utilizar sua localização atual para a busca do local ou pesquisar um endereço por Logradouro ou CEP + Número. 

Após selecionar o endereço desejado, é só clicar em “Adicionar” para gravar e o APP retornará à tela Meus locais de coleta para possibilitar a avaliação.

 

AGENDAMENTO

 

 

 

Ao clicar em “Agendamento de serviços”, o PBH APP é redirecionado para uma página externa ao aplicativo, na qual você poderá acessar o site do agendamento eletrônico da Prefeitura de Belo Horizonte. Filtrando por categoria, você seleciona serviço desejado, então, selecionar unidade, data e horários disponíveis e confirma seu agendamento. 

Atenção: O login na página do agendamento também é realizado utilizando o login único do gov.br.

 

 

ENCONTRE NA CIDADE

FILTRAR

O item “Encontre na cidade” serve para mostrar ao usuário a localização dos equipamentos públicos, isto é, instalações destinadas aos serviços públicos. Tais equipamentos estão mapeados no aplicativo de acordo com o tema ao qual se referem, como por exemplo: atendimento ao cidadão, cultura, educação, etc. Nesta tela, você pode ver quais opções o aplicativo oferece para a busca desses locais. Assim, é só escolher o tema que remete ao equipamento procurado, selecioná-lo e clicar em “OK”. O aplicativo mostrará, com alfinetes, as localidades referidas àquele tema, conforme imagem a seguir:

 

 

UNIDADE LOCALIZADA

 

 

Esta é a tela que aparece depois de aplicado o filtro, demonstrado no item anterior deste manual. Os alfinetes em azul mostram onde estão os equipamentos públicos relativos ao(s) tema(s) filtrado(s). Ao clicar em algum dos alfinetes, o APP exibe o nome do local em questão e seu endereço. Ao clicar em “Como chegar”, o aplicativo demonstrará a rota de onde você está até o equipamento público selecionado.

 

 

MENU LATERAL

ALTERE SEUS DADOS

 

 

Ao clicar em "Altere seus Dados", disponível no menu lateral, abaixo do seu nome, você será direcionado para o acesso gov.br para alterar seus dados cadastrados.

 

SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL

MEUS CONTRACHEQUES

 

 

Ao clicar em “Último Contracheque”, no menu Servidor Público Municipal, o APP exibirá a tela Meus contracheques. Nela, será exibido o registro do servidor da PBH cadastrado no APP, com as opções de emitir ou baixar o último contracheque. Também é possível cadastrar um novo contracheque clicando no ícone “+” no canto inferior direito da tela.

 

CADASTRO DE CONTRACHEQUE

 

 

Esta é a tela de cadastro de contracheque. Somente servidores públicos municipais podem ter acesso ao seu último contracheque dentro do PBH APP. No primeiro campo, você pode nomear seu contracheque para facilitar sua busca, caso vá cadastrar mais de um contracheque. 

Servidor da Administração Direta, coloque o seu login/senha de acesso ao https://portaldoservidor.pbh.gov.br.
Servidor da Administração Indireta, coloque o seu login/senha de acesso https://contracheque.pbh.gov.br.
Funcionários da BHTrans, HOB e PBH Ativos, acesse com os dados que vocês receberam do seu RH.

APLICATIVOS ÚTEIS

 

 

Esta tela mostra outros aplicativos disponibilizados pela Prefeitura de Belo Horizonte ou outras esferas da administração pública que fornecem serviços e informações de interesse público.

SOBRE O PBH APP

O APLICATIVO

 

 

Esta tela é um subitem do botão “Sobre o PBH APP”, e contém algumas informações sobre o aplicativo: a versão instalada no seu celular e os responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo. 

 

AVALIAÇÃO DO PBH APP

 

 

Esta é a tela de avaliação do PBH APP. Ela permite que você avalie o aplicativo clicando sobre as estrelas. Os critérios de avaliação são: informações, navegação e visual. Quanto maior o número de estrelas selecionadas, mais positiva será sua avaliação. Para finalizar, após clicar nas estrelas, clique em “Avaliar”. 

 

FAQ

 

 

Esta tela mostra as perguntas mais frequentes dos usuários do PBH APP e suas respectivas respostas. Ela redireciona o PBH APP para uma página web, que pode ser acessada também através do link: https://prefeitura.pbh.gov.br/pbhapp/faq

 

MANUAL

 

 

Ao clicar na opção “Manual”, o APP é redirecionado para uma página web que exibe o conteúdo deste manual. Esta página também pode ser acessada também através do link https://prefeitura.pbh.gov.br/pbhapp/manual.

 

TERMO DE USO

 

 

Ao clicar na opção “Termo de Uso”, o APP é redirecionado para uma página web, que exibe o termo e as condições gerais de uso do PBH APP. Esta página também pode ser acessada também através do link https://prefeitura.pbh.gov.br/pbhapp/termos-de-uso.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

 

Ao clicar na opção “Política de privacidade”, o app é redirecionado para uma página web, que tem como objetivo apresentar as diretrizes relativas à privacidade e confidencialidade aplicáveis à sua utilização. Esta página também pode ser acessada também através do link https://prefeitura.pbh.gov.br/pbhapp/politica-de-privacidade.

 

RELATE ERROS DO PBH APP

 

 

Nesta tela, você pode relatar os erros relacionados ao PBH APP. Antes de relatar os erros, recomendamos que leia as perguntas frequentes, disponíveis no botão “FAQ”. Caso não solucione sua dúvida, você pode utilizar este campo para escrever qual foi o erro apresentado pelo seu aplicativo e, caso queira, acrescentar capturas de tela para ilustrar o erro ocorrido. Ao clicar em “enviar”, seu relato será enviado para os responsáveis pelo PBH APP.