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Manual PBH APP

LOGIN E CADASTRO
TELA DE LOGIN

Tela de login

 

O PBH APP está integrado ao acesso gov.br, do Governo Federal, que fornece um usuário e senha único para diversos serviços públicos. Assim, para utilizar o aplicativo você será direcionado ao site sso.gov.br para fazer o seu login ou criar o seu cadastro e, após, será redirecionado automaticamente para o PBH APP. Para se cadastrar no acesso gov.br, clique em “Crie sua conta”, escolha uma das opções e siga as orientações.

 

Antes de ser direcionado ao site do governo federal, a tela abaixo será apresentada, com as opções de relatar problemas com o acesso e obter mais informações sobre o login único gov.br.

Tela intermediária login

Atenção: Se você já tinha cadastro no PBH APP também precisará criar o acesso gov.br.

O QUE É O ACESSO GOV.BR?

Ao clicar neste link você será redirecionado à página de Perguntas Frequentes sobre o acesso gov.br, que possui várias informações tais como o que é o login único, alteração de senha e de dados cadastrais, dentre outras.

SAIBA MAIS SOBRE O PBH APP

Clicando neste link você será redirecionado a uma página com as principais informações sobre o PBH APP: Perguntas Frequentes, Manual, Termos de Uso e a Política de Privacidade do aplicativo.

COMPLEMENTO DE CADASTRO

Tela complemento de cadastro

 

Se você não possuir um e-mail cadastrado e validado na plataforma gov.br, o PBH APP mostrará essa tela solicitando o cadastro de um e-mail. Após informá-lo, você receberá um link no e-mail informado para validá-lo, que deve ser clicado. Apenas após esse procedimento o acesso ao aplicativo estará liberado.

 

HOME
TELA INICIAL

Tela home

 

Após efetuar login, esta é a tela que deverá aparecer no seu aplicativo. A tela inicial mostra atalhos para algumas de suas principais funcionalidades, como "Solicitar Serviços", "Minhas Solicitações", "Autoatendimento", "Avaliação dos Serviços", "Agendamento" e "Encontre na Cidade". Essas opções também podem ser acessadas pelo menu lateral, que é o ícone no canto superior esquerdo com três linhas desenhadas, especificado no item Menu Lateral deste manual. Os itens abaixo de "Acesso Rápido" são atalhos para serviços e informações relevantes disponíveis no próprio PBH APP ou no site da Prefeitura de Belo Horizonte.

NOVIDADES DA VERSÃO

Novidades da versão

 

Nesta tela, acessada pelo ícone com a letra i na tela inicial, você tem acesso às informações da versão atual do aplicativo.

MENU LATERAL

Menu lateral

 

O menu lateral do aplicativo é acessado pelo ícone de três linhas no canto superior esquerdo da tela de entrada. No menu você encontra opções de serviços e informações disponíveis no aplicativo. O ícone “Home” retorna à tela de entrada. Os demais itens "Serviços”, “Autoatendimento”, “Encontre na cidade”, “Servidor Público Municipal”, “Avaliação dos Serviços”, “Aplicativos Úteis” e “Sobre o PBH APP” serão especificados adiante, neste manual.

 

NAVEGAÇÃO
SOLICITAR SERVIÇOS

Solicitação de serviços - mensagem de direcionamento ao Portal

 

A tela acima aparece após clicar em "Solicitar Serviços" e informa sobre o encaminhamento a uma página externa ao aplicativo, além de oferecer mais informações sobre a integração do PBH APP ao Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte, onde serão registradas as suas solicitações. Nesta tela é possível também solicitar que o PBH APP não exiba mais a mensagem sobre a integração ao Portal de Serviços. Clicando em "Continuar" você acessará a lista de serviços disponíveis para abertura:

 

Tela listagem de serviços

 

Nesta tela você poderá pesquisar pelo serviço desejado por parte do nome ou, ainda, pelo tema em que ele se enquadra (Meio Ambiente, Saúde, Fiscalização e Denúncia, dentre outros).

 

Após a escolha do serviço, na tela seguinte você terá todas as informações sobre ele, tais como exigências para solicitação, prazos de execução, legislação pertinente, entre outras. Nesta tela você também poderá avaliar a qualidade das informações disponibilizadas sobre o serviço em questão.

 

Telas informações dos serviços

 

Ao clicar no botão "Solicitar" (botão abaixo do nome do serviço), será aberta a tela a seguir, para registro dos dados para execução do serviço.

 

Solicitação de serviços - tela de descrição da solicitação

 

No campo “descreva sua solicitação” faça um breve detalhamento a respeito do serviço demandado. Logo abaixo, a opção Anexos permite que você envie um ou mais arquivos – documentos, imagens ou vídeos - referentes à sua solicitação (após anexar um arquivo, toque sobre ele e segure por alguns segundos para que apareçam as opções de visualizá-lo ou excluí-lo). Se o serviço exigir um endereço para execução, digite o nome ou parte do nome do logradouro, sem informar o tipo (avenida, rua, beco, etc.) e o número exato ou aproximado do local. Alternativamente, você pode informar o número do local e o CEP. O sistema pesquisa automaticamente o endereço de acordo com a digitação; assim, após terminar de digitar o endereço aparecerá logo abaixo o endereço localizado com os termos digitados. Caso necessário, inclua um complemento (apartamento, bloco, quadra, etc.) e uma referência do local. Para concluir sua solicitação clique no botão confirmar (ü); caso deseje cancelar, basta clicar no botão cancelar (X).

 

Observação: para ocultar a ajuda sobre o preenchimento do campo endereço, basta clicar sobre o botão com o ponto de interrogação. A tela ficará da seguinte forma:

 

Solicitação de serviços - ajuda ocultada

 

Atenção: todos os campos assinalados com *(asterisco) são de preenchimento obrigatório.

MINHAS SOLICITAÇÕES

O botão “minhas solicitações” permite acompanhar as solicitações feitas pelo usuário do aplicativo. O acompanhamento é feito de acordo com a data de registro da solicitação: até o dia 18/06/2020 e após essa data.

 

Tela minhas solicitações

SOLICITAÇÕES ABERTAS ATÉ 18/06/2020

As solicitações abertas pelo PBH APP até o dia 18/06/20 podem ser consultadas de acordo com o seu andamento: Recebidas, Em Andamento ou Encerradas.

Tela minhas solicitações abertas até 18/06/2020


As solicitações "recebidas" são aquelas abertas pelo aplicativo, mas que ainda não começaram a ser tratadas pela gerência responsável pela execução do serviço, enquanto as demandas "em andamento" já estão em fase de análise ou execução pela gerência responsável.

As solicitações que foram concluídas, ou seja, tiveram algum encaminhamento são visualizadas na aba "Encerrada". As solicitações com a marca de “concluída executada”, em verde, são aquelas que foram aprovadas pela gerência responsável e foram encerradas. Aquelas que estão em vermelho escrito “concluído indeferido” são aquelas que foram reprovadas pela gerência responsável para execução, seja porque o serviço já foi feito ou porque a solicitação não procede. Nesta tela o usuário pode também avaliar de 0 a 5 estrelas a execução ou o indeferimento da solicitação realizada, assim como incluir um breve comentário, e enviar.
 

Tela minhas solicitações encerradas

SOLICITAÇÕES ABERTAS PELO PORTAL DE SERVIÇOS

As solicitações abertas pelo PBH APP a partir do dia 19/06/2020 devem ser acompanhadas pelo próprio Portal de Serviços. Ao escolher essa opção você será direcionado para a seção "Minhas Solicitações", na sua área de Relacionamento do Portal. Caso não encontre a sua solicitação, clique em "Não Encontrei Minha Solicitação" e siga as orientações.
 

Tela área de relacionamento do Portal de Serviços

AUTOATENDIMENTO
BOLETIM ESCOLAR

 

Tela boletim cadastrado

 

O Boletim Escolar das Escolas Municipais está disponível na opção Autoatendimento do menu principal. Para alunos da rede municipal de ensino, basta clicar em "Cadastre os dados do aluno aqui" ou no ícone “+” no canto inferior direito da tela para cadastrar o código do aluno e o CPF do responsável. Após isso, volte para esta tela e aparecerá o nome e o código do aluno, agora é só clicar em emitir Boletim para ter acesso as notas registradas até o presente momento.

 

Tela cadastro de aluno

 

Para cadastrar o boletim você deve inserir corretamente o código do aluno e o CPF do responsável. O código do aluno está disponível no próprio boletim impresso. O CPF do responsável é composto por 11 números e deve ser cadastrado sem ponto ou traço. Apenas o CPF do responsável cadastrado junto à escola pode ser utilizado.

EMITIR GUIA DE IPTU

Nessa opção você poderá emitir a guia de IPTU para seus imóveis.

 

Tela meus imóveis

 

Esta tela se refere ao item “Meus imóveis”. Caso você já tenha cadastrado algum imóvel, ele aparecerá nesta tela. Ela oferece também a opção de cadastrar seus imóveis. Ao clicar no ícone “+”, aparecerá a tela detalhada abaixo, “Cadastro de imóvel”.

 

Tela cadastro de imóvel para o IPTU

 

A tela acima permite ao usuário cadastrar seu imóvel. No primeiro campo, você pode inserir um nome para seu imóvel, por exemplo: casa, loja, escola. No segundo campo, deve-se inserir o índice cadastral, e, após o preenchimento, basta clicar em “adicionar”. Isso serve para facilitar o futuro requerimento de serviços relativos ao imóvel em questão.

RESULTADOS DE EXAMES LABORATORIAIS

Nesta opção é possível obter os seus resultados de exames laboratoriais realizados nos centros de saúde de Belo Horizonte. Para acessar os resultados deverá ser informado o Nome do Paciente, o Número do Pedido e a Senha, que estão na etiqueta colada no Recibo para Entrega de resultados que foi entregue no Centro de Saúde, após a coleta.

 

Tela exames laboratoriais

 

Os resultados de exames estarão disponíveis no sistema até 90 dias após a data da coleta. Após este período procure o Centro de Saúde referência. Somente os exames realizados nos laboratórios da PBH estarão disponíveis.

 

Resultados de Exames

CONSULTAR OS DIAS DE COLETA DE LIXO

Meus locais de coleta

 

Esta tela se refere ao item "Meus Locais de Coleta". Caso você já tenha cadastrado algum endereço, ele aparecerá nesta tela. Ela oferece também a opção de pesquisar um endereço ou cadastrá-lo. Ao clicar no ícone "+", aparecerá a tela detalhada abaixo, "Cadastro de Endereço".
 

 

Tela cadastro de endereço de coleta

 

Esta tela permite ao usuário cadastrar seu endereço. No primeiro campo, você pode inserir um nome para o local, por exemplo: casa, trabalho, escola. A seguir clique na opção Localizar no Mapa. O PBH APP reconhece a localização do aparelho utilizando-se do seu GPS, mas é possível alterar o endereço reconhecido (se você não estiver na Praça 7 e o aplicativo indicar esse endereço como o inicial, o GPS do seu aparelho pode estar desligado, com sinal fraco ou você pode não ter dado permissão ao aplicativo para acessar a sua localização). Para isso, basta clicar no X abaixo do endereço, que limpará o local reconhecido.

 

Alteração de endereço reconhecido

 

A seguir, digite o novo endereço, clique na lupa e, após o reconhecimento do novo endereço, clique no botão Selecionar. Atenção: caso não clique na lupa o PBH APP utilizará o endereço reconhecido (e que você deseja alterar).

 

Será aberta uma nova janela para confirmação (ou alteração) do número e acréscimo do complemento do endereço, se houver. Clique em "Confirmar". O endereço digitado será utilizado para a realização do serviço. Para gravar o endereço, após o preenchimento, basta clicar em “Adicionar”.

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS
AVALIAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO

Listagem de linhas de transporte coletivo

 

Nesta tela você seleciona a linha que deseja avaliar. Você poderá marcar as linhas que usa com frequência e usar o filtro para selecioná-las.

 

Tela de informações do ônibus avaliado

 

Nesta tela você preencherá com as informações necessárias para realização da avaliação como: Dia da viagem, Hora da viagem, Número do ônibus e Ponto de ônibus. 

 

Tela das avaliações

 

Nesta tela você realizará a sua avaliação. Os itens a serem avaliados da sua linha são: Motorista, Ônibus e Operação. Clique em cada uma das opções para ver os itens que podem ser avaliados. Quanto maior o número de estrelas selecionadas, mais positiva será sua avaliação. Para finalizar, após clicar nas estrelas, clique em “Avaliar”. 

AVALIAÇÃO DA COLETA DE LIXO

Nesta opção você poderá avaliar a coleta de lixo nos seus endereços.

 

Meus locais de coleta

 

Esta tela se refere ao item "Meus Locais de Coleta". Caso você já tenha cadastrado algum endereço, ele aparecerá nesta tela. Ela oferece também a opção de pesquisar um endereço ou cadastrá-lo. Ao clicar no ícone "+", aparecerá a tela detalhada abaixo, "Cadastro de Endereço".

 

Tela cadastro de endereço de coleta

 

Esta tela permite ao usuário cadastrar seu endereço. No primeiro campo, você pode inserir um nome para o local, por exemplo: casa, trabalho, escola. A seguir clique na opção Localizar no Mapa. O PBH APP reconhece a localização do aparelho utilizando-se do seu GPS, mas é possível alterar o endereço reconhecido (se você não estiver na Praça 7 e o aplicativo indicar esse endereço como o inicial, o GPS do seu aparelho pode estar desligado, com sinal fraco ou você pode não ter dado permissão ao aplicativo para acessar a sua localização). Para isso, basta clicar no X abaixo do endereço, que limpará o local reconhecido:

 

Alteração de endereço reconhecido

 

A seguir, digite o novo endereço, clique na lupa e, após o reconhecimento do novo endereço, clique no botão "Selecionar". Atenção: caso não clique na lupa o PBH APP utilizará o endereço reconhecido (e que você deseja alterar).

 

Tela endereço de coleta cadastrado

 

Tela endereço de coleta cadastrado

 

Será aberta uma nova janela para confirmação (ou alteração) do número e acréscimo do complemento do endereço, se houver. Clique em "Confirmar". O endereço digitado será utilizado para a realização do serviço. Para gravar o endereço, após o preenchimento, basta clicar em “Adicionar”.

AGENDAMENTO

Tela agendamento

 

Tela site de agendamento

 

Ao clicar em “Agendamento de serviços”, o PBH APP é redirecionado para uma página externa ao aplicativo e será solicitada a criação de acesso para fazer login no sistema de agendamento, conforme aviso expresso na primeira tela da esquerda para a direita. Assim, basta clicar em “prosseguir” e automaticamente você poderá acessar o agendamento eletrônico. Nesta página, conforme a segunda tela, é necessário que se tenha um cadastro. Você pode escolher um serviço filtrando por categoria ou grupo de serviço e, então, selecionar unidade, data e horários disponíveis e confirmar seu agendamento.

ENCONTRE NA CIDADE
FILTRAR

O item “Encontre na cidade” serve para mostrar ao usuário a localização dos equipamentos públicos, isto é, instalações destinadas aos serviços públicos. Tais equipamentos estão mapeados no aplicativo de acordo com o tema ao qual se referem, como por exemplo: atendimento ao cidadão, cultura, educação, etc. Nesta tela, você pode ver quais opções o aplicativo oferece para a busca desses locais. Assim, é só escolher o tema que remete ao equipamento procurado, selecioná-lo e clicar em “OK”. O aplicativo mostrará, com alfinetes, as localidades referidas àquele tema, conforme imagem a seguir:

 

Tela filtro encontre na cidade

UNIDADE LOCALIZADA

Tela resultados encontre na cidade

 

Esta é a tela que aparece depois de aplicado o filtro, demonstrado no item anterior deste manual. Os alfinetes em azul mostram onde estão os equipamentos públicos relativos ao(s) tema(s) filtrado(s). No rodapé do aplicativo, ao clicar em algum dos alfinetes, aparece o nome do local em questão e seu endereço. Ao clicar em “Como chegar”, o aplicativo demonstrará a rota de onde você está até o equipamento público selecionado.

MENU LATERAL
ALTERE SEUS DADOS

Menu lateral

 

Ao clicar em "Altere seus Dados", disponível no menu lateral, abaixo do seu nome, você será direcionado para o acesso gov.br para alterar seus dados cadastrados.

SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL
MEUS CONTRACHEQUES

Tela de contracheques cadastrados

 

Ao clicar em “Contracheques”, no menu “Servidor Público Municipal”, aparecerá esta tela. Se você for servidor(a) público(a) municipal, basta clicar no ícone “+” no canto inferior direito da tela para cadastrar seu login e senha da prefeitura. Após isso, volte para esta tela e aparecerá seu nome e BM, e ao clicar em “Emitir Contracheque”, você poderá ter acesso ao seu último contracheque. Caso queira salvar o contracheque no seu aparelho, ao invés de clicar no botão “Emitir Contracheque”, toque no primeiro ícone, logo abaixo do botão de emissão.

CADASTRO DE CONTRACHEQUE

Tela cadastro do contracheque

 

Esta é a tela de cadastro de contracheque. Somente servidores públicos municipais podem ter acesso ao seu último contracheque dentro do PBH APP. No primeiro campo, você pode nomear seu contracheque para facilitar sua busca, caso vá cadastrar mais de um contracheque. 

 

Servidor da Administração Direta, coloque o seu login/senha de acesso ao https://portaldoservidor.pbh.gov.br.
Servidor da Administração Indireta, coloque o seu login/senha de acesso https://contracheque.pbh.gov.br.
Funcionários da BHTrans, HOB e PBH Ativos, acesse com os dados que vocês receberam do seu RH.

APLICATIVOS ÚTEIS

Tela aplicativos úteis

 

Esta tela mostra outros aplicativos disponibilizados pela Prefeitura de Belo Horizonte ou outras esferas da administração pública que fornecem serviços e informações de interesse público.

SOBRE O PBH APP
O APLICATIVO

Tela o aplicativo

 

Esta tela é um subitem do botão “Sobre o PBH APP”, e contém algumas informações sobre o aplicativo: a versão instalada no seu celular e os responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo. 

AVALIAÇÃO DO PBH APP

Tela avalie o PBH APP

 

Esta é a tela de avaliação do aplicativo. Ela permite que você avalie o aplicativo clicando sobre as estrelas. Os critérios de avaliação são: informações, navegação e visual. Quanto maior o número de estrelas selecionadas, mais positiva será sua avaliação. Para finalizar, após clicar nas estrelas, clique em “Avaliar”. 

FAQ

Tela perguntas frequentes

 

Esta tela mostra as perguntas mais frequentes dos usuários do PBH APP e suas respectivas respostas. Ela redireciona o PBH APP para uma página web, que pode ser acessada também através do link: https://prefeitura.pbh.gov.br/pbhapp/faq

MANUAL

Tela visão do manual

 

Esta tela redireciona o PBH APP para este manual, que pode ser acessado também através do link: https://prefeitura.pbh.gov.br/pbhapp/manual

TERMO DE USO

Tela termo de uso

 

Esta tela mostra os termos e condições gerais de uso do aplicativo PBH APP e algumas informações sobre a plataforma, tais como suas funcionalidades, direitos e obrigações do usuário e da Prefeitura. Ela redireciona o PBH APP para uma página web, que pode ser acessada também através do link: https://prefeitura.pbh.gov.br/pbhapp/termos-de-uso

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Tela política de privacidade

 

Esta tela mostra a política de privacidade do PBH APP. Ela tem como objetivo apresentar as diretrizes relativas à privacidade e confidencialidade aplicáveis à sua utilização. A tela redireciona o PBH APP para uma página web, que pode ser acessada também através do link: https://prefeitura.pbh.gov.br/pbhapp/politica-de-privacidade

RELATE ERROS DO PBH APP

Tela de relato de erros

 

Nesta tela, você pode relatar os erros relacionados ao PBH APP. Antes de relatar os erros, recomendamos que você leia as perguntas frequentes, disponível no botão “FAQ”. Caso não solucione sua dúvida, você pode utilizar este campo para escrever qual foi o erro apresentado pelo seu aplicativo e, caso queira, acrescentar capturas de tela para ilustrar o erro ocorrido. Ao clicar em “enviar”, seu relato será enviado para os responsáveis pelo PBH APP.