Pular para o conteúdo principal

Zoológico promove a conscientização ambiental neste mês de setembro
Suziane Brugnara

Zoológico promove a conscientização ambiental neste mês de setembro

criado em - atualizado em

Durante todo o mês de setembro, o Zoológico de Belo Horizonte recebe atividades de educação ambiental. Com o objetivo de conscientizar o público sobre a importância da conservação da fauna e da flora, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) preparou uma programação diversificada, que inclui campanhas educativas, bate-papos, jogos interativos e visitas. A participação nas ações é gratuita, mas é necessário adquirir ingresso para acessar o Zoo. Confira aqui.

No sábado (13), em comemoração ao Dia do Cerrado, o público poderá participar de um divertido jogo da memória ambiental. Nele, os visitantes poderão conhecer mais sobre espécies da flora do bioma, como o pequizeiro, jatobá e pau-terra, além de animais que habitam o Zoológico, como o tamanduá-bandeira, a ema, o lobo-guará e o teiú.

No domingo (14) será realizada a campanha “Não alimente os animais silvestres”, com uma mobilização da equipe de educação ambiental da FPMZB. A proposta é alertar o público sobre os perigos de alimentar animais em vida livre, prática que pode causar sérios problemas de saúde às espécies.

“Os animais de vida livre que habitam na Zoobotânica encontram seus alimentos na própria mata. Já os que estão sob os cuidados do Zoo têm uma dieta balanceada, oferecida apenas pelos tratadores, em horários específicos. Precisamos que a população entenda que o ato de alimentar qualquer um desses animais pode ser extremamente danoso para as espécies e todo o ecossistema”, explica Roberta Martins, assessora de Educação Ambiental.

A programação segue no sábado (20) com a campanha “Jacaré de boa na lagoa! – Papo Profissional”, fruto de uma parceria entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), o Instituto Marcos Daniel e o Projeto Caiman. A ação busca desconstruir mitos e conscientizar o público sobre a importância da conservação dos jacarés e seus habitats. Serão apresentados o jacaré-de-papo-amarelo e o jacaré-coroa, espécies que vivem sob os cuidados do Zoo.

No Dia Mundial dos Gorilas, 24 de setembro (quarta-feira), o destaque será o “Encontro com Gorilas”, que apresentará ao público o trabalho de bem-estar animal desenvolvido. A atividade também propõe reflexões sobre as ameaças enfrentadas por esses primatas na natureza e o papel dos zoológicos na conservação integrada da fauna.

Encerrando a programação, no dia 28 (domingo), acontece uma visita mediada à Zooboteca, espaço de exposição que proporciona contato direto com elementos da fauna e flora. Com a chegada da primavera e a celebração do Dia da Árvore, o destaque será a exposição de frutos e sementes de espécies dos diferentes biomas do país, explorando as estratégias de dispersão das plantas.

Atividades de Educação Ambiental - Zoobotânica

Sábado (13)
“Comemoração do dia do Cerrado”
Horários: 10h às 12h e 13h30 às 15h30
Local: em frente ao recinto misto na Praça Nacional

Domingo (14) 
Bate-papo “Não alimente os animais silvestres”
Horários: 10h às 12h e 14h às 15h30
Local: proximidades dos recintos dos Pequenos Primatas

Sábado (20)
Campanha educativa “Jacaré de boa na lagoa!”... Papo Profissional
Horário: 10h às 13h
Local: proximidades do recinto do jacaré-de-papo-amarelo

Quarta (24)
Dia Mundial do Gorila – Conhecer, Amar, Respeitar
Horários: 9h30 às 11h e 14h às 15h30
Local: Zoológico – túnel do recinto de gorilas.

Domingo (28)
Visita mediada à Zooboteca
Horário: 10h às 12h e 13h30 às 15h30
Local: Zooboteca - proximidades do recinto dos elefantes