Pular para o conteúdo principal

Crianças brincando no parque, mães ou responsáveis sentadas por perto. Todos debaixo de árvores. Ao fundo, o verde da vegetação do Parque.
Foto: Mara Damasceno/PBH

Um parque que agrega aconchego, convivência e contemplação

criado em - atualizado em
Localizado às margens da movimentada avenida José Cândido da Silveira, no bairro Cidade Nova, região Nordeste de Belo Horizonte, o Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni é um espaço harmonioso que reúne muitas atrações, um público de diversas idades e um ambiente bastante familiar e contemplativo. Implantado em 1990, a partir de uma mobilização da comunidade local, o espaço sempre foi um desejo dos moradores, que, com o passar dos anos, se apropriaram cada vez mais dessa importante área verde da Cidade.
 
Carinhosamente chamado pela população de Parque da Cidade Nova, a área de aproximadamente 14.100 metros quadrados tem predominância de vegetação exótica, ornamental e árvores frutíferas, além de árvores do Cerrado como ipê, sucupira e pimenta-de-macaco. Grande parte dessa vegetação, que abriga principalmente aves como bem-te-vi e rolinha, é resultado de regeneração natural.

Mas não somente a flora e fauna encantam os moradores que pelo parque passam. O lugar tranquilo, aconchegante e familiar também propicia lazer e boas áreas de convivência. “O Parque Professor Marcos Mazzoni é muito bem frequentado pela população do bairro e de várias outras regiões da cidade. Trata-se de uma área verde bem preservada e acolhedora, que recebe, inclusive, uma média de 16 eventos por mês”, disse Robson Ricardo Machado, gerente de Parques da Nordeste. 

O Parque Ecológico e Cultural Marcos Mazzoni é o predileto de Clara Platilha, de 4 anos, moradora do bairro Sagrada Família. Nele, a “área de pedrinhas” é a favorita da criança, que de maneira afetuosa o chama de “Pracinha de Pedras”. Para a mãe de Clara, Rita Platilha, 38, o equipamento é muito bem cuidado, limpo, seguro e prazeroso. Ela frequenta o lugar desde quando a filha tinha apenas um ano de idade e até comemorou o aniversário de dois anos da Clara lá. “Conheci esse parque por meio da minha irmã, que tem dois filhos, mora no bairro Silveira e sempre frequentou esse espaço. Essa área é propícia à convivência e nos transmite muita serenidade, as crianças adoram”, conclui Rita.
 

Áreas de lazer e espaços de convivência 

Muitos atrativos despertam a atenção das crianças, jovens e adultos no Parque Marcos Mazzoni, como os brinquedos - balanços, escorregadores e gangorras -, os jogos de mesas, o cantinho de pedrinhas, o teatro de arena, os aparelhos de ginástica e os espaços para a prática de esportes. Enquanto as crianças conversam e brincam, os pais, mesmo com os olhares atentos aos filhos, conseguem descontrair e interagir com o público local. 

“Ampliar o convívio social é algo fundamental para as crianças e também para nós, pais. Hoje, a maioria das famílias mora em prédio de apartamentos e as crianças ficam em ambientes restritos. Vir para o parque é sempre motivo de alegria para os meus filhos, pois aqui vivemos momentos coletivos e o contato com a natureza é muito gratificante”, ressalta Juliano Andrade, 36, morador do bairro União e pai do Téo Andrade, 1, e Clarice Andrade, 4.
 

Curiosidade

O nome do parque é uma homenagem ao artista plástico e professor Marcos Mazzoni que por muitos anos morou no bairro Cidade Nova e teve importante papel na criação dessa área verde. Mazzoni foi o idealizador das topiarias dos jardins e uma das suas obras de arte, a escultura de tamanduá, também se encontra exposta no local. 
 

Funcionamento   

O Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni funciona diariamente, das 8h às 18h. Ele está situado na rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1.002, Cidade Nova, região Nordeste da capital. 
 

05/07/2018. BH em Cantos. Parque Marcos Mazzoni. Fotos: Mara Dmasceno/PBH