Pular para o conteúdo principal

Eleição da Corte Real Momesca do Carnaval de BH 2026 será realizada no domingo (11)
Wander Faria/Acervo Belotur

Eleição da Corte Real Momesca do Carnaval de BH 2026 será realizada no domingo (11)

criado em - atualizado em

A capital mineira conhecerá, no próximo domingo (11), a Corte Real Momesca do Carnaval 2026. O evento, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, será realizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a partir das 13h, e abrirá oficialmente o calendário da folia na capital. Serão escolhidos o Rei Momo, a Rainha e a Princesa do Carnaval 2026. A iniciativa faz parte da programação do Movimento BH Mais Feliz. 

O evento contará com apresentações das baterias do Bloco Caricato Aflitos do Anchieta e da Escola de Samba Canto da Alvorada. A entrada é gratuita e sujeita a lotação, sem necessidade de retirada de ingressos.

A eleição da Corte Real Momesca é composta por três etapas: inscrição dos interessados, pré-seleção e, por fim, o concurso final, que acontece neste domingo. Ao todo, oito homens e oito mulheres disputarão os títulos de Rei Momo, Rainha e Princesa, e vão se apresentar em trajes definidos pelo edital. Eles serão avaliados por uma comissão formada por jurados indicados pela Belotur, com base nos seguintes quesitos: comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade.

Os candidatos à Corte Momesca devem atender a critérios como: ser brasileiro nato ou naturalizado, residir em Belo Horizonte, ter idade mínima de 18 anos, possuir ensino fundamental completo, não ser vinculado a órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte, não ter ocupado os mesmos cargos na Corte na última edição e estar disponível para a agenda de compromissos oficiais.

Desde 1980, a Corte Real Momesca de Belo Horizonte desempenha o papel de representante oficial do carnaval da cidade, participando de eventos, ações sociais e agendas oficiais. Além do reconhecimento público, os eleitos recebem as faixas e uma premiação em dinheiro: R$44 mil líquidos para o Rei Momo e para a Rainha e R$41 mil líquidos para a Princesa.

“A escolha da Corte Real Momesca é um dos momentos mais emblemáticos do nosso Carnaval, pois simboliza a largada oficial da festa em Belo Horizonte. O Rei Momo, a Rainha e a Princesa cumprem um papel essencial ao representar a pluralidade, a alegria e o acolhimento que marcam a folia da cidade. Eles ajudam a levar essa atmosfera para cada canto da capital, conectando o Carnaval às pessoas. Temos a convicção de que os eleitos vão desempenhar essa função com carisma, responsabilidade e muito entusiasmo, fortalecendo ainda mais um dos maiores e mais bem organizados carnavais do Brasil”, afirma Eduardo Cruvinel, presidente da Belotur.

Carnaval de Belo Horizonte 2026

O Carnaval de Belo Horizonte 2026 é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, com a colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). A Rede Globo é a emissora oficial, e a Rádio Itatiaia, a rádio oficial da folia.

Com raízes nas manifestações populares espontâneas, o Carnaval de Belo Horizonte é reconhecido por sua essência democrática e plural, atraindo milhões de foliões e ocupando todas as regiões da cidade. Consolidado como um dos maiores e melhores carnavais de rua do Brasil, o evento se destaca pela diversidade e inclusão, sendo hoje um dos principais produtos turísticos da capital mineira. Em 2026, o Carnaval ocorre entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro.