Pular para o conteúdo principal

 Transformação digital da PBH é destaque em encontro de profissionais de gestão
Divulgação/PBH

Transformação digital da PBH é destaque em encontro de profissionais de gestão

criado em - atualizado em

A transformação digital da Prefeitura de Belo Horizonte foi destaque no BPM Day Minas. A experiência do município, que colocou a capital mineira como uma das cidades inteligentes mais referendadas do país, despertou a atenção dos participantes. As inovações foram apresentadas pelo do diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), Jean Mattos Duarte.

Atualmente, são mais de 900 serviços digitais disponibilizados pela Prefeitura, sendo 722 serviços automatizados em solução integrada, além dos 1.317 serviços com informações disponibilizadas no Portal de Serviços.

“Investir em tecnologia não é simplesmente adquirir ferramentas, equipamentos e modernas soluções de inteligência artificial. Na realidade, significa entrar em um novo caminho, uma jornada que passa pela mudança de paradigmas que jamais podem prescindir do envolvimento do principal agente de transformação: as pessoas, afinal, a cidade não é formada simplesmente pelas construções, casas, prédios, ruas, praças, avenidas. O elemento motivador é o cidadão”, explicou Jean Mattos.

BH é a primeira capital do país a oferecer a todos os moradores de vilas e favelas o sinal gratuito de internet, beneficiando quase 400 mil moradores que vivem em áreas de grande e média vulnerabilidade social. São mais de 3.700 pontos de Wi-Fi gratuitos espalhados pela cidade, sendo que 2.125 destes em vilas e favelas, incluindo em espaços e equipamentos públicos como escolas e praças. Tudo isso implementado conjuntamente com um programa de capacitação da população que certificou mais de 10 mil pessoas em vários cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).