Pular para o conteúdo principal

Cinco jovens negras, com roupas coloridas, conversam em palco. Foto Ilustrativa, de edições anteriores do evento.
Foto: Ester Fonseca

Teatros municipais recebem espetáculos do 19º Festival Estudantil de Teatro

criado em - atualizado em

Os teatros Francisco Nunes, Marília e Raul Belém Machado recebem, entre os dias 27 e 30 de outubro, domingo e terça-feira, espetáculos que compõem a programação da 19ª edição do Festival Estudantil de Teatro (FETO), uma das mais importantes ações do País voltadas para o teatro estudantil. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias dos teatros, com uma hora de antecedência, por R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia). O festival é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

 

O FETO-BH traz a capital mineira uma programação diversificada, com um total de 10 trabalhos de grupos estudantis vindos da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Amazonas além de um trabalho da cena belo-horizontina. Além da mostra, o festival oferece ainda atividades formativas gratuitas - três oficinas, 10 debates (sendo cinco abertos ao público) e um grande encontro dentro do tradicional CaFETO.

 

Participam desse debate artistas da Toda Deseo, da Plataforma Beijo, Lira Ribas, Grupo Teatro Público, em uma conversa mediada por Eduardo Kawamura (SP) e Diego Bagagal (MG). As atividades são abertas para estudantes, artistas e interessados. A programação completa do festival pode ser consultada na página do evento.

 

Segundo Gláucia Vandeveld, uma das curadoras do Festival, as obras selecionadas para esta edição do FETO refletem muito o tempo que vivemos. “Percebo que cada vez as propostas têm sido compatíveis com os tempos, mas isso não é estranho. O teatro fala dos tempos, conta as histórias que estão prementes. Ele nos ajuda a expandir nossas percepções, as questões comuns e humanas. É muito pertinente que cada vez mais os espetáculos falem das coisas que estamos vivemos. O teatro tem essa capacidade de se atualizar no seu tempo, a cada geração e isso é muito presente”, completa.

 

 

Festival

Idealizado em 1999 e realizado em Belo Horizonte, o Festival Estudantil de Teatro tem como objetivo ser um espaço de valorização, visibilidade e fomento do teatro produzido nas escolas, universidades e cursos livres e técnicos. Sendo um festival estudantil por excelência, também abriga em sua programação atividades formativas, intercâmbios culturais e encontros com profissionais das artes cênicas. Soma-se a isso, um trabalho de formação de público direcionado, principalmente, para crianças e jovens.