Pular para o conteúdo principal

SLU transforma bota-foras em Pontos Limpos
Foto: Divulgação/PBH

SLU transforma bota-foras em Pontos Limpos

criado em - atualizado em

 
Mais dois locais críticos de deposição clandestina de resíduos, os chamados bota-foras, foram extintos pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), neste mês de abril, na região Leste da cidade. O primeiro foi na avenida dos Andradas com a rua Itaguá, no bairro Vera Cruz. No local, eram recolhidos pela SLU cerca de três toneladas de lixo por dia. No segundo, na confluência das ruas João Soares de Senna e Tebas (escadaria), no bairro Alto Vera Cruz, os garis recolhiam aproximadamente oito toneladas por semana.

Em ambos foram implantados os Pontos Limpos, um programa da SLU que transforma o local que antes era tomado pelo lixo em ambientes saudáveis para a população. A ação teve apoio da Guarda Municipal, Urbel, Polícia Militar e subecretaria Municipal de Fiscalização.

Na avenida dos Andradas, o antigo bota-fora ocupava o lugar do que antes era uma pequena praça. Além da limpeza, o local recebeu recomposição do piso e do passeio, guarda corpo, pintura no muro e no meio-fio e gramado no canteiro. 

Uma campanha de mobilização social foi feita em toda a vizinhança. Os moradores receberam informações sobre como conservar a limpeza do local, como descartar o lixo de forma correta e um folheto com o endereço das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV), onde o cidadão pode levar, gratuitamente, os resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, podas de árvores e jardins e móveis velhos, entre outros.

Priscila Maria, proprietária de uma lanchonete ao lado do antigo bota-fora comemorou a iniciativa da SLU. “O lixo incomodava muito e atraía ratos e baratas. Este lugar é público e todos devem respeitar”, diz. Ela conta que o local era limpo todos os dias, mas logo depois as pessoas voltavam a descartar o lixo novamente. Ela espera que agora a situação mude. “Estou muito feliz pelo Ponto Limpo e vamos fazer o máximo também para ajudar, conversar com o pessoal para não jogar lixo”, garante.

Atualmente, Belo Horizonte conta com 394 Pontos Limpos. Eles são monitorados constantemente pela SLU e pela subsecretaria Municipal de Fiscalização.