Pular para o conteúdo principal

Funcionários da SLU limpando o leito do Ribeirão Arrudas
Foto: SLU/Divulgação

SLU inicia limpeza do leito do Ribeirão Arrudas

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) iniciou nesta terça-feira, dia 3, a limpeza do Ribeirão Arrudas. A operação conta com 30 garis e tem previsão de durar 10 dias. Será limpo o trecho compreendido entre a avenida do Contorno, na esquina com a Andradas, no bairro Santa Efigênia, e a rua Itamar, no bairro Alto Vera Cruz.

Os garis limparão, diariamente, uma extensão aproximada de dois quilômetros. Eles tiveram orientação do Corpo de Bombeiros, já que na limpeza são empregadas técnicas de rapel na descida até o leito do rio, em uma altura de quase 7 metros.

A expectativa é que sejam recolhidos do local mais de 30 toneladas de lixo. Entre os resíduos normalmente retirados estão colchão, geladeiras, armários de cozinha, guarda roupa, animais mortos, tanquinho de lavar roupa, sacos de lixo e garrafas pet. Todo esse material será levado para o Aterro Sanitário de Macaúbas, em Sabará.

Nesta quarta-feira, dia 4, os garis concentraram os trabalhos no trecho entre o Shopping Boulevard e a Câmara Municipal. Nesta quinta-feira, a limpeza deve avançar em direção ao cruzamento das avenidas Andradas com Mem de Sá.

Para a diretora Operacional da SLU, Andrea Froes, é necessário que todos colaborem para a manutenção da limpeza no Ribeirão Arrudas, não descartando lixo no curso d'água e em suas margens. De acordo com ela, é preciso que a população dê a destinação correta aos resíduos. “Quando for descartar entulho ou móveis, o cidadão deve procurar uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV), que recebe estes resíduos gratuitamente. Jogar lixo nas ruas e córregos causa prejuízos para todos”, diz.

Ela explica que as URPVs recebem gratuitamente os resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, podas de árvores e jardins e móveis velhos, entre outros. Cada cidadão pode destinar até 1m³ por dia. Atualmente Belo Horizonte conta com URPVs espalhadas por todas as regionais. Os endereços das URPVs estão disponíveis no portal da Prefeitura, no link.