Pular para o conteúdo principal

Cerca de 16 crianças seguram a faixa com os dizeres: "Semana nacional da educação infantil" tendo atrás uma guirlanda de balões.
Foto: Smed/PBH

Semana Nacional da Educação Infantil tem programação variada

criado em - atualizado em

Ao longo da semana entre 21 e 21 de agosto, crianças de todas as instituições da Educação Infantil em Belo Horizonte terão um agenda ainda mais movimentada por uma programação especial. Afinal, comemora-se a Semana Nacional da Educação Infantil. Até sexta-feira, serão realizadas cerca de 284 visitas em 37 espaços culturais parceiros da Secretaria, como parques, centros culturais, museus e bibliotecas - cerca de 7 mil crianças, de 4 e 5 anos, participarão desses passeios 14 ações de formação para os professores  também estão previstas, durante esta semana, em vários espaços da cidade.

 

A Semana Nacional da Educação Infantil foi instituída pela Lei Federal 12.602 de 3 de abril de 2012 e acontece em homenagem à doutora Zilda Arns, médica e sanitarista brasileira, que foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança. O ponto alto da semana é o dia 25 de agosto, Dia Nacional da Educação Infantil. Para esse dia, as Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), as escolas municipais de Ensino Fundamental com turmas de Educação Infantil e as creches parceiras do município preparam uma ação especial:a partir das 9h, todas as crianças da Educação Infantil estão convocados para dar uma volta no quarteirão de suas escolas para marcar presença na cidade.

 

“Ter uma data comemorativa nacional para a Educação Infantil é muito mais do que um evento de festividades. É uma afirmação da importância e significado dessa etapa da Educação Básica na vida e na formação das crianças desse país. Considerando o histórico da Educação Infantil, o estabelecimento dessa agenda anual é uma ação política altamente significativa para o fortalecimento das políticas públicas e para o reconhecimento social dos sujeitos da primeira infância”, afirma Mayrce Terezinha da Silva Freitas, gerente de Coordenação da Educação Infantil.

 

 

Caminhada educativa

 

Todas as instituições de Educação Infantil da rede própria e da parceira foram convidadas a participar da comemoração da Semana Nacional da Educação Infantil e, além das atividades propostas pela Secretaria, desenvolver sua própria programação ao longo dessa semana. Na Umei Ouro Preto, estão previstas oficinas variadas, com atividades de  jogos matemáticos , leitura, culinária, entre outras. Na Umei Diamante, as oficinas serão de capoeira, atividades de teatro e apresentações musicais também estão na programação.

 

Na sexta, dia 25 de agosto,  a partir das 9h, as crianças que estudam nas instituições municipais e parceiras farão uma passeata nas ruas de Belo Horizonte. Com o evento, as crianças e seus professores convidam a cidade para olhar para a  Educação Infantil e refletir sobre sua importância. “Temos certeza de que a Educação Infantil é fruto de uma construção coletiva dos profissionais e das famílias que acreditam nos direitos das crianças da primeira infância. Apesar de haver ainda muito o que avançar, grandes conquistas já foram alcançadas” afirma Mayrce Terezinha.

 

 

Oportunidade de Formação

 

A Secretaria Municipal de Educação oferecerá cursos e palestras para os professores. As ações de formação desenvolvidas pela Smed durante a Semana Nacional de Educação Infantil contemplarão cerca de 1.000 profissionais. Entre as atividades de formação para professores da Educação Infantil, estão programadas palestras e rodas de conversas. Uma delas é a oficina “Como Escolher Bons Livros para as Crianças”, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, na quarta-feira; outro exemplo é uma conversa sobre o corpo como mediador entre a arte e criança, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, na próxima sexta-feira.As inscrições para a formação são obrigatórios , pois, as vagas são limitadas. Orientações foram encaminhadas a todas as instituições por e-mail.

 

Próximas formações de professores

 

Data

Ação

Horário

Local  

24/08

Quinta-feira


 

Bate papo com Fernanda Ávila: Concepções sobre Alfabetização e Letramento na Educação Infantil.

9h às 11h

Auditório do 3º andar/ Smed

Oficina: Como escolher bons livros para as crianças Mediadoras: Érica Lima e Raquel Lopes

14h às 16h30

Quarta-feira

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil

Vivência corporal com a Professora Marina Marcondes

14h às 16h

Centro Cultural Banco do Brasil

Palestra O Percurso da Leitura: do espaço ao texto – Viviane de Cássia Maia Trindade

19h às 21h

Auditório do 4º andar/ Smed

Visita mediada/ Formação cultural

Exposição: “O corpo é a casa’

Manhã/ Tarde

Centro Cultural Banco do Brasil

Cinema comentado com Leônidas José e Pollyana Xavier: Dentro da Caixinha

19h às 21h

Centro Cultural Banco do Brasil

25/08

Sexta-feira

Oficina “Infância e Linguagem”

Mediadora: Érica Lima

8h30 às 11h



 

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil

Oficina: Os livros: isso é bom para os bebês

Mediadora: Érica Lima.

14h às 16h30

Mesa-redonda “ O corpo pensa” com Ana Cláudia Brasil, Ana Cristina Carvalho e Ricardo Figueiredo

19h às 21h

Sexta-feira


 

Centro Cultural Banco do Brasil

26/08

Sábado    

Rede Educar para a Igualdade Racial

Tema: Capoeira, corporeidade e infâncias.

8h às 12h

Museu de Artes e Ofícios

Decola Escola na Educação Infantil

9h às 12h

Auditório da Newton Paiva. Av. Carlos Luz, 220