8 August 2025 -
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), promoverá um curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com prioridade para professores da Rede Municipal de Educação, entre agosto e setembro. Tanto educadores com conhecimento inicial quanto os que desconhecem a língua poderão se inscrever. O objetivo da ação é oferecer uma educação inclusiva e a promoção da acessibilidade comunicacional para todas as pessoas surdas.
A inscrição pode ser realizada por meio de um formulário enviado via e-mail institucional dos servidores até este sábado (9). O certificado será emitido aos cursistas que cumprirem o mínimo de 60% de frequência ao final de cada módulo. O curso é dividido em quatro módulos com 24 horas de aula em cada. Para o módulo 1, serão ofertadas 50 vagas, o módulo 2 terá 25 vagas e nos demais módulos serão oferecidas vagas remanescentes nas turmas que estão em andamento.
Para todas as modalidades, será adotado o seguinte critério de seleção:
1º- professores que atendem estudantes surdos em sala de aula;
2º - professores das Emeis e Emefs;
3º - professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), coordenadores e diretores;
4º - professores que estão na gestão (Smed e regionais);
5º - Demais profissionais da Educação.
Valeriana Christina de Melo e Sousa, professora articuladora do Clic, no Núcleo de Ciências, participou do Curso Intensivo de Libras após não ter contato com o idioma por um bom tempo. “Cada aula é uma nova oportunidade de aprofundar conhecimentos, não apenas sobre os sinais, mas sobre a identidade surda, sua cultura e seus modos de ser no mundo. Aprendizado para a vida”, diz.
O conhecimento de Libras, regulamentada pela Lei nº 10.436 como uma das línguas oficiais do país e regulada pelo Decreto nº 5.626/2005, é fundamental no âmbito educacional para efetivar a oferta de uma educação inclusiva e a promoção da acessibilidade comunicacional para todas as pessoas surdas. A partir desse curso, a Smed visa promover a disseminação da língua e o exercício pleno da cidadania, bem como a formação continuada dos profissionais da Educação.