27 March 2026 -
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Joaquim dos Santos, na regional Venda Nova, participaram de uma semana especial de atividades voltadas à reflexão, ao conhecimento e à valorização da trajetória das mulheres na sociedade.
Ao longo da programação, foram desenvolvidas diversas ações educativas que abordaram temas como as lutas históricas das mulheres por direitos, a importância da igualdade de gênero, o reconhecimento de lideranças femininas e o papel transformador das mulheres na construção social. Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer e debater legislações de proteção às mulheres, com destaque para a Lei Maria da Penha, além de refletirem sobre a gravidade da violência de gênero e os casos de feminicídio no país.
A programação contou ainda com duas palestras formativas. A primeira foi conduzida pelas educadoras Leozira e Karla, que trouxeram reflexões sobre a trajetória de luta das mulheres e a importância da valorização feminina em diferentes espaços. A segunda palestra foi realizada pela equipe do PÁS, ampliando o debate sobre direitos, respeito e igualdade.
Os profissionais e estudantes da EMEF produziram um mural artístico que reuniu pinturas e mensagens elaboradas pelos próprios alunos, simbolizando a união, a consciência social e o reconhecimento da importância das mulheres na história.
Para a estudante Maria Cândida de Jesus Santos, a experiência foi marcante. “Esta semana que a escola nos proporcionou foi muito bacana. Aprendi sobre a história de Maria da Penha, entendi o porquê da lei de proteção às mulheres e também um pouco sobre nossa luta e direitos”, destacou.
