Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Educação comemora a “Semana da Infância” de 23 a 27 de agosto
Foto: Divulgação/PBH

Secretaria de Educação comemora a “Semana da Infância” de 23 a 27 de agosto

criado em - atualizado em

A partir desta segunda-feira, dia 23, a Secretaria Municipal de Educação comemora a Semana da Infância e as escolas realizarão encontros virtuais com os familiares e a comunidade escolar. Atualmente a prefeitura atende a mais de 114 mil crianças de 0 a 8 anos, sendo mais de 80 mil crianças na educação infantil de 0 a 5 anos nas redes própria e creches parceiras na capital e 34 mil de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. 

 

A promulgação da Lei Federal 12.602, de abril de 2012, que instituiu 25 de agosto como Dia Nacional da Educação Infantil, é o principal marco para a realização desta semana.

 

Desde então, as instituições que atendem a Infância em Belo Horizonte têm realizado a “Semana da Educação Infantil”. A partir de 2019 passou a ser nomeada como “Semana da Infância”, incluindo as crianças dos três primeiros anos do Ensino Fundamental por reconhecer que elas se encontram nesta importante etapa da formação humana. 

 

Este ano, o Dia Nacional da Educação Infantil será comemorado com a live “Infâncias em Rede: direito ao acolhimento e à aprendizagem”, das 10h às 11h30, para apresentar e refletir sobre diversas ações implementadas na busca da garantia do direito ao acolhimento, atendimento e aprendizagem das crianças. 

 

A live contará com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação e das convidadas Júlia Tomchinsky, consultora de Educação e Impacto Social para a Sesame Worshop e a Sesame Street (Vila Sésamo) no Brasil, e Bianca Lauar, cantora, vocalista e fundadora da banda infantil Circo Marimbondo/Clube da Esquina para crianças- que fará uma acolhida artística. 

 

Durante essa semana, outra ação será o convite às escolas para participarem de uma atividade em que deverão gravar áudios das crianças respondendo a seguinte pergunta:  “O que significa o abraço pra você?” como forma de refletir sobre essa época de distanciamento social. 

 

Essas gravações resultarão em instalações sonoras espalhadas pela cidade no contexto da Virada Cultural de Belo Horizonte, que acontecerá em setembro. 

 

Ações de acolhimento e aprendizagem na infância

 

Ebook

 

O Ebook “Percursos Curriculares e Trilhas de Aprendizagens para a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte em tempos de Pandemia”, foi produzido no diálogo com professores/as e gestores/as da rede municipal de Belo Horizonte, e trata-se da apresentação dos eixos estruturadores para uma proposta pedagógica especialmente pensada para o contexto da pandemia de Covid-19. 

 

Esse documento está disponível no portal da PBH e traz ações, mediações e estimulações para o desenvolvimento e a aquisição de aprendizagens das crianças de 0 a 3 anos e Conhecimentos Essenciais para o Processo de Alfabetização, Letramento, Alfabetização Matemática e Numeramento: proposta para o trabalho com crianças do recorte etário de 4 a 8 anos no ensino híbrido. 

 

“Almanaque para alfabetização e letramento” 

 

A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, através do Núcleo de Alfabetização e Letramento, produziu um repertório de inspiração pedagógica de alfabetização e letramento. Ele foi desenvolvido para chegar às crianças com a leveza e com a sensibilidade que o momento e faixa etária exigem e ser usado pelas 34 mil crianças em processo de alfabetização, matriculadas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da rede. De forma divertida e desafiadora, o material também permitirá que as crianças possam escrever para lembrar e registrar suas emoções, ler textos com diferentes finalidades, refletindo sobre seu uso e sobre o sistema de escrita. Para conhecer o Almanaque acesse https://www.youtube.com/watch?v=bnVuUTivJ5w

 

Atendimento na educação infantil 

 

Em 2020, a Prefeitura atendeu  todas as crianças cadastradas de 3 anos, e para 2021, mais uma idade terá atendimento garantido. A Secretaria Municipal de Educação ampliou o compromisso de, até o final deste ano, atender também todas as crianças de 2 anos, cadastradas via portal da PBH, contemplando assim todas as crianças de 2 a 5 anos. Para atingir essa meta, a Secretaria Municipal de Educação criou turmas na rede própria e ampliou o atendimento na rede parceira, firmando novas parcerias para atendimento às crianças de 0 a 3 anos em Belo Horizonte.