Pular para o conteúdo principal

Prefeito Álvaro Damião visita nova Emei Havaí e anuncia ampliação de vagas com reforma de prédio
Rodrigo Clemente/PBH

Prefeito Álvaro Damião visita nova Emei Havaí e anuncia ampliação de vagas com reforma de prédio

criado em - atualizado em

O prefeito Álvaro Damião inaugurou nesta segunda-feira (18) a nova estrutura da Escola Municipal de Educação Infantil Havaí, no Conjunto Estrela Dalva, e anunciou a reforma do antigo prédio da instituição, que vai resultar no aumento de mais 210 vagas em tempo integral. A nova Emei Havaí foi construída em um terreno ao lado da antiga escola, incorporando a Emei CAC Estrela Dalva, agora sob uma única administração escolar.

“Esse momento é muito especial, iniciar a semana visitando uma Emei com esta qualidade representa um dos objetivos que almejamos. Tenho certeza que aqui reside a alegria de mães, pais, avós e avôs, que confiam suas crianças a nós, certos de que seus filhos e netos estarão em um ambiente seguro. A transformação observada aqui reflete a nossa visão para toda Belo Horizonte, de criar Emeis que sirvam de modelo, que representam uma nova realidade na educação infantil”, destaca o prefeito.

A Emei Havaí atende 242 crianças de 1 a 5 anos, 120 em tempo integral. Os alunos são distribuídos em 14 turmas, das quais sete em período integral, três parciais pela manhã e quatro parciais à tarde. São 56 funcionários.

Com investimento de aproximadamente R$ 8 milhões, a nova unidade conta com instalações modernas, como área de recreação coberta, banheiros acessíveis, lixeiras em todas as salas e colchonetes no berçário. A limpeza, conservação, manutenção predial, segurança e gestão de utilidades são de responsabilidade da empresa que realizou as obras, dentro do modelo de Parceria Público-Privada (PPP).

O prefeito ressaltou que a nova unidade representa um antigo desejo dos moradores da região, substituindo um prédio obsoleto por uma estrutura moderna e acolhedora.

Ampliação de vagas

Álvaro Damião anunciou a ampliação do número de vagas com a reforma do antigo prédio, também dentro do modelo de PPP, seguindo os mesmos padrões de qualidade da nova sede.  Com a reforma, a unidade passará a contar com mais de 210 novas vagas em tempo integral, podendo se tornar a maior Emei da cidade. A quantidade exata de alunos por turma poderá variar conforme a faixa etária, com estimativas entre 16 e 21 crianças por sala.

A expectativa é que as obras comecem em até quatro meses. O prazo estimado para conclusão da reforma é de seis a oito meses, com início imediato da operação da escola assim que o prédio estiver pronto.

O projeto foi viabilizado por meio de um aditivo contratual autorizado pelo prefeito, garantindo que o modelo PPP seja mantido na expansão. “A ideia é que, ao entrar no prédio reformado, a comunidade tenha a mesma experiência de qualidade e acolhimento que já encontra na nova sede da Emei Havaí”, afirma a secretária municipal de Educação, Natália Araújo.

Vínculo com a comunidade

Localizada no coração do Conjunto Estrela Dalva, um dos maiores conjuntos habitacionais de Belo Horizonte, com cerca de 10 mil moradores, a Emei Havaí atende diretamente famílias da região, fortalecendo o vínculo entre educação e território. O conjunto é conhecido por sua área verde, projeto paisagístico original e abriga o Parque Municipal do Conjunto Estrela Dalva.

A escola faz parte do projeto de ampliação da oferta de vagas em educação infantil da Prefeitura de Belo Horizonte, que inclui a construção de novas escolas e reformas em unidades existentes.