Pular para o conteúdo principal

um homem e uma mulher passeiam entre as mesas de um Sacolão Abastecer, com fartura de legumes como batara, chuchu e cenoura.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Sacolões da rede Abastecer têm produtos a preços acessíveis

criado em - atualizado em
Qualidade e preço baixo são duas características fáceis de encontrar nos produtos dos vários Sacolões Abastecer (Alimentos a Baixo Custo) da capital. O programa é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, e oferece à população itens alimentícios com preços mais em conta.
 
De acordo com o gerente de apoio ao sistema de abastecimento e comercialização da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Rogério Alves Henriques, são 19 unidades em funcionamento distribuídas em todas as regionais da cidade. “Esse é um programa que visa oferecer alimento a baixo custo para a população. Inclusive, uma das principais características é que o permissionário obrigatoriamente deve ter sempre 20 itens a até R$ 1,19”, explica. O gerente ainda afirma que essa regra contribui para a regulação do mercado no entorno, já que os sacolões mais próximos também abaixam os preços.

E a população está satisfeita com os preços dos produtos. Para a cliente do Sacolão Abastecer unidade Horto, Luciana Duarte Costa, há um diferencial. “Aqui tem um preço diferenciado. Geralmente no domingo tem produtos muito bons”, conta. Ela afirma ainda que as mercadorias são de boa qualidade e que sempre faz compras no local.

Segundo o gerente do Abastecer unidade Horto, Márcio da Silva, a rede apresenta uma diferença em relação aos demais locais que vendem os mesmos produtos. “O Sacolão da rede Abastecer segue as normas da Prefeitura, diferente dos outros. A gente tem sempre que estar conferindo os itens, a qualidade e o preço das mercadorias”, explica. Ainda segundo o gerente, a fiscalização é feita pelo menos uma vez por semana.

Para José Afonso da Silva, também cliente da unidade, a qualidade dos produtos é tão boa que ele sai semanalmente de Venda Nova para fazer compras no bairro Horto. “Aqui as mercadorias são de boa qualidade e são sempre do dia. Não tem mercadoria velha, é sempre coisa nova”, relata. Ele afirma ainda que os produtos do Abastecer são tão bons que ele é cliente há cinco anos.



Aumento das unidades

Ainda segundo o gerente de apoio ao sistema de abastecimento e comercialização da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Rogério Alves Henriques, outro objetivo do programa é levar os produtos a regiões que não têm tanta oferta. “Está sendo feita uma série de mapeamentos no município, estamos identificando as regiões que têm baixa oferta de alimentos”, explica. O gerente afirma que a ideia dessa análise é a expansão, a médio e longo prazo, das unidades da rede Abastecer.
 


Endereços das 19 unidades em funcionamento

REGIONALBAIRROENDEREÇO

Barreiro

Barreiro

Praça José Verano da Silva, 17

Centro-Sul

Santa Lúcia

Av. Arthur Bernardes, 3970

Centro-Sul

Santa Efigênia

Av. Bernardo Monteiro, 756-B

Leste

Horto

Rua Capitão Bragança, 05 com av. Silviano Brandão

Leste

Paraíso / Mém de Sá

Av. dos Andradas, 3560
LesteSaudade
Rua Demergina Maria de Jesus, 21

Nordeste

Goiânia

Rua Manoel Tavares de Abreu, 08

Nordeste

Lagoinha

Rua Formiga, 140

Nordeste

São Paulo (CAM)

Rua Maria Pietra Machado, 125, loja 27

Noroeste

Caiçara

Av. Antônio Peixoto Guimarães, 219

Noroeste

Pindorama

Av. Jacareí, 600

Noroeste

Padre Eustáquio

Rua Monte Líbano, 82 (tem Peixaria)

Noroeste

Pindorama

Av. Jacareí, 600

Norte

Saramenha

Av. Saramenha, 02,  esquina com av. Cristiano Machado

Oeste

Betânia

Av. Úrsula Paulino, 2060

Oeste

Nova Cintra

Av. Padre José Maurício, 311

Pampulha

Santa Terezinha

Av. Heráclito Mourão de Miranda, 3250

Venda Nova

 Céu Azul

Rua Maria Gertrudes dos Santos, 644 com rua Luiz Cantagalle

Venda Nova

Letícia

Av. Padre Pedro Pinto, 3223

Venda Nova

Serra Verde

Av. Leontino Francisco Alves, 586
 

21/03/2018. Sacolão Abastecer Horto. Fotos: Rodrigo Clemente/PBH