Pular para o conteúdo principal

Sábado de prevenção e vacinação contra a dengue em Belo Horizonte
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Sábado de prevenção e vacinação contra a dengue em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu neste sábado (2) mais um Dia D de combate ao Aedes aegypti com diversas ações para eliminar focos do mosquito. Foram aplicadas 601 doses da vacina contra a dengue em adolescentes de 10 e 11 anos. A vacina contra a dengue foi disponibilizada neste sábado para o público elegível em nove centros de saúde da capital.

 

Os nove centros de saúde também foram abertos para atender a população, independentemente da idade, com sintomas de arboviroses, como febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, náuseas ou vômitos.

 

Até o momento, mais de 12 mil pessoas do público elegível, de 10 e 11 anos, já receberam o imunizante contra a dengue em Belo Horizonte.

 

Na segunda-feira (4) as doses estarão disponíveis, novamente, nos 152 centros de saúde. É necessária a presença dos pais, mães ou responsáveis legais no momento da aplicação. Além disso, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço residencial em Belo Horizonte e cartão de vacina. Os endereços e horários dos locais de vacinação estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Como parte das ações de prevenção, durante a mobilização mais de 100 Agentes de Combate a Endemias (ACE) realizaram vistorias em imóveis de todas as regionais do município. Houve também sobrevoo de drone na regional Nordeste para identificar locais com possíveis focos do Aedes aegypti. “A Prefeitura não tem medido esforços para ampliar os serviços de saúde e intensificar as ações de combate ao mosquito. É fundamental que a população seja nossa aliada, recebendo os agentes e cuidando da sua casa, eliminando criadouros do mosquito. Hoje foi um dia para reforçarmos a importância dessa parceria”, afirmou a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.

 

Atendimento aos casos de arboviroses

 

Neste domingo (3) 16 centros de saúde seguirão abertos para atender pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. 13 dessas unidades funcionarão das 7h às 22h e as outras três das 7h às 19h.

 

Outra opção de atendimento é o hospital de campanha, que foi implantado pela Prefeitura na regional Norte da cidade. O local funciona diariamente, 24 horas por dia, e possui um Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA), para a assistência de pessoas com sintomas de dengue e uma Unidade de Reposição Volêmica (URV), para a hidratação venosa de pacientes que precisam ficar internados.

 

As pessoas com sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti também podem procurar os três Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs) instalados nas regionais Barreiro e Venda Nova – com funcionamento durante 24h – e Centro-Sul, que atende das 7h às 22h.  Essas unidades ofertam cuidado de forma espontânea. Há ainda as Unidades de Reposição Volêmica (URVs) que funcionam durante 24 horas. Esses equipamentos ficam nas regionais Barreiro, Centro-Sul e Venda Nova e recebem exclusivamente os usuários encaminhados de centros de saúde, CAAs e UPAs.

 

Além disso, estão abertas outras duas URVs na cidade, uma no Hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro, e outra no Hospital Infantil João Paulo II, na Centro-Sul, e que atende crianças. As duas implementações foram feitas em parceria com a Fhemig e atendem 24 horas por dia.

 

Os endereços de todos os locais podem ser verificados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.