10 July 2023 -
As obras de revitalização do Centro de Belo Horizonte, por meio do Programa Centro de Todo Mundo, seguem com melhorias nos quarteirões fechados da praça Sete de Setembro, nos trechos da rua dos Carijós, entre a praça e Rua São Paulo (Krenak); Rua dos Carijós até a Espírito Santo (Pataxó); Rio de Janeiro até a Rua dos Tupinambás (Maxacali) e Rua Rio de Janeiro até a dos Tamoios (Xacriabá) e em todo o Hipercentro.
Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb). “Nós estamos fazendo muitas ações simultâneas no Hipercentro, envolvendo obras e manutenções em vários trechos. Nestes quarteirões fechados, o destaque é a revitalização das calçadas e pisos em parceria com a BHTrans e a recuperação dos bancos e mobiliários, ampliando e melhorando as condições de acessibilidade e mobilidade”, explica o subsecretário Leonardo Gomes.
Foram concluídas no mês de abril as reformas dos bancos, pisos de concreto e mobiliários nos quatro quarteirões fechados da Avenida Afonso Pena no entorno da Praça Sete de Setembro.
Além disso, também já foram feitos em diversas ruas do Hipercentro os serviços de remoção e reassentamento de 420m² de calçadas portuguesas, a reconstrução de 390 m² do piso intertravado e a limpeza de 2.782 bocas de lobo. A arborização da região também recebeu intervenções. Foram feitas, até o momento, 573 podas e 47 supressões.
Conheça o Programa Centro de Todo Mundo
O Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, o “Centro de Todo Mundo”, que tem entre os objetivos, qualificar a região central da capital aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer teve início em março deste ano. O prefeito Fuad Noman assinou decretos e despachos governamentais que marcaram o início do programa que pretende deixar o Centro da cidade mais bonito, arborizado e acessível. A meta é ainda melhorar as opções de mobilidade, lazer, cultura, desenvolvimento e segurança.