Pular para o conteúdo principal

Doze crianças estao sentadas em duas mesas, acompanhadas por uma adulta.
Foto: Breno Pataro/PBH

Resultado de cadastramento infantil será divulgado dia 27/11

criado em - atualizado em

Nesta segunda-feira, dia 27, a Prefeitura de Belo Horizonte vai divulgar o resultado do cadastramento na educação infantil da Rede Municipal de Educação. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) vai informar, por meio do envio de carta para as famílias, a unidade escolar para qual a criança foi encaminhada. As informações estarão disponíveis também neste link

 

Para efetivar a matrícula das crianças de 4 e 5 anos que participaram do cadastramento para 2018, os pais ou responsáveis devem procurar a escola informada entre os dias 11 e 15 de dezembro, levando os documentos obrigatórios listados na Portaria SMED 247/2017.

 

Para essa faixa etária, foram 6.080 inscrições e todas as crianças cadastradas terão vagas garantidas. O número é superior ao cadastro realizado em 2016 em quase duas mil inscrições e isso se dá por conta da ampla divulgação feita na campanha. Faz parte da política da Secretaria fazer a busca ativa para garantir que 100% das crianças de 4 e 5 anos frequentem a escola.

 

O resultado para os cadastrados na faixa etária de 0 a 3 anos estará disponível no dia 15 de dezembro.

 

 

Cadastramento

Participaram do cadastramento as crianças interessadas em ingressar nas escolas públicas municipais de Belo Horizonte em 2018. O processo incluiu tanto as crianças de 4 e 5 anos para ingresso na pré-escola, quanto as crianças de 0 a 3 anos para ingresso nos primeiros anos da Educação Infantil.

 

Pela primeira vez, o cadastro incluiu ambas as faixas etárias e foi completamente realizado pela internet.

 

 

Cadastro permite planejar a oferta no município

O Cadastro representa um importante instrumento de organização da Educação Infantil na Rede Municipal de Educação, uma vez que, por meio dele, é possível verificar a demanda existente na cidade por vagas nas unidades escolares. Uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura na área da Educação é ampliar, ao máximo, o atendimento para crianças de 0 a 5 anos e um cadastro feito inteiramente pela internet permite uma distribuição mais lógica da demanda em relação às vagas.

 

Somente ao longo de 2017, a Prefeitura conseguiu ampliar, em mais de 6 mil, as vagas na Educação Infantil, atendendo crianças de 0 a 5. O objetivo é abrir, pelo menos, 10 mil novas vagas no ano que vem. Para tanto, a SMED está adaptando unidades escolares para receber turmas de Educação Infantil.

 

Em 2018, pelo menos 30 escolas municipais, que anteriormente só ofertavam ensino fundamental, vão oferecer turmas de Educação Infantil. Até este ano, essa etapa era oferecida em 26 escolas municipais e 131 Umeis. O número final de vagas que será criado a partir dessa abertura de novas turmas somente será conhecido quando estiver disponível o resultado do cadastro de 0 a 3 anos, no dia 15 de dezembro.