14 August 2025 -
O resultado da eleição das entidades representantes dos setores técnico e empresarial do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comurb) foi homologado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR) e publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quinta-feira (14). Foram eleitas:
Entidades do setor empresarial:
- 1º lugar: Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) - 1º titular
- 2º lugar: Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg) - 2º titular
- 3º lugar: Câmara de Dirigentes e Lojistas de Belo Horizonte (CDL) - 1º suplente
- 4º lugar: Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) - 2º suplente
Entidades do setor técnico:
- 1º lugar: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich/UFMG) - 1º titular
- 2º lugar: Instituto Nossa BH - 2º titular
- 3º lugar: Associação dos Moradores e Empreendedores dos Bairros São Luiz e São José (Pró-Pampulha) - 1º suplente
Nova eleição
Não houve inscrições suficientes para o preenchimento de todas as vagas. Por essa razão, e de acordo com o Artigo 13 do Edital de Convocação publicado no DOM em 26 de junho de 2025, será convocada nova eleição parcial para preencher a vaga de segundo suplente do setor técnico, que será divulgada posteriormente no veículo oficial.
A designação dos representantes eleitos, bem como dos demais representantes previstos no Decreto no 19.129, de 2025, será realizada por ato do prefeito oportunamente publicado no DOM.
Atribuições
A sessão pública para a eleição das entidades do Comurb foi realizada na última terça-feira (12), realizada presencialmente no auditório da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob).
O Comurb é uma instância colegiada de participação popular, de caráter consultivo e propositivo, que tem como atribuições definir e rever os indicadores de desempenho a serem tomados como referência para o monitoramento e a avaliação do PlanMob-BH; acompanhar, monitorar e avaliar os investimentos em mobilidade e o uso dos recursos dos fundos da mobilidade; avaliar o balanço anual das metas do plano de mobilidade urbana; propor metas relativas aos instrumentos de gestão da mobilidade urbana em médio e longo prazo; emitir parecer sobre as propostas de alterações no mapa de classificação de calçadas, no mapa da rede cicloviária e no mapa de rede estruturante de transporte coletivo.