Pular para o conteúdo principal

Dançarinos negros se apresentam sendo iluminados por um luz amarela sobre fundo preto
Foto: Pablo Bernardo/Divulgação

Residência CRDançaBH leva espetáculos e filmes para o público do Terça da Dança

criado em 11/04/2022 - atualizado em 11/04/2022 | 17:49

A Residência CRDançaBH Corpo Território oferece, nos próximos meses, programação gratuita e aberta ao público dentro do Terça da Dança, no Teatro Marília. A programação quinzenal, de 12 de abril a 10 de maio, terá a Performance EXIT (12/04), mostra de filmes “Corpo-Território” (26/04) e o solo de dança “A Mulher do Fim do Mundo” (10/05). A residência é uma construção conjunta entre o Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH) e o Cine Santa Tereza, realizada pelo Circuito Municipal de Cultura em parceria com o Goethe-Institut. 

O Circuito Municipal de Cultura é um projeto estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte, promovido por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). 

A abertura desta 2ª edição da Residência CRDançaBH, nesta terça-feira, dia 12, fica por conta do espetáculo EXIT, do grupo Cultura do Guetto (BH), com coreografia e direção de Gladstone Navarro (MG). Com reflexão sobre muitas inquietações que giram em torno de criatividade, liberdade e rotina, o espetáculo “EXIT” se apresenta como uma coreografia de recusa ao levar para a cena a resistência que reivindica outros modos de vida. Ainda que os tempos sejam alarmantes do ponto de vista social, político, cultural e de comportamento, “EXIT” não oferece respostas prontas ou receitas mágicas para nos livrar das angústias e de um pessimismo que cresce a cada dia. Com 18 bailarinos em cena, a trilha sonora é de Danilo Bourog com letra original de MC Well. A montagem conta com obras dos grafiteiros Skap e Ladobeco, artistas integrantes da Rupestre Crew. Ao final do espetáculo, haverá um bate-papo com os artistas em que o público poderá conhecer mais sobre a obra. 

A apresentação vai além disso, oferece poéticas da resistência e saídas inventivas que recoloquem a vida humanizada e coletivizada em um  patamar mais sustentável e possível. 

EXIT tem classificação livre e acontece nesta terça-feira, no Teatro Marília, às 19h. O acesso é gratuito, mediante retirada antecipada de ingressos em www.diskingressos.com.br.

Mostra de filmes 

Também como parte da programação, outra atividade aberta ao público será a Mostra Corpo-território com exibição dos curtas: “Experimentando o vermelho em dilúvio” (2016), de muSa  michelle mattiuzzi; “Uma noite sem lua” (2020) e  “Para todas as moças”(2019), ambos de Castiel Vitorino. A mostra tem curadoria do Cine Santa Tereza e Circuito Municipal de Cultura e é realizada dentro do projeto Terça da Dança, no Teatro Marília. 

A interlocução entre dança e audiovisual foi marcante na primeira edição da Residência, em 2021, quando todos os encontros aconteceram em ambiente virtual, gerando obras de videodança, e o diálogo entre as linguagens artísticas segue sendo uma diretriz nesta edição. A pandemia fez aflorar esses hibridismos entre diferentes áreas artísticas, potencializando o encontro da dança com o audiovisual e outras linguagens, o que foi muito valorizado pelos participantes da primeira edição da Residência. 

A parceria com o Cine Santa Tereza foi mantida, sendo realizada uma mostra de cinema com obras relacionadas à dança, além de debates com os realizadores. A sessão de cinema aberta ao público acontece no dia 26 de abril, às 19h, presencial, no Teatro Marília, e será seguida de debate com a artista Castiel Vitorino. O acesso é gratuito, mediante retirada antecipada de ingressos em www.diskingressos.com.br. A classificação indicativa da sessão é de 14 anos. 

“A Mulher do Fim do Mundo” 

No espetáculo “A Mulher do Fim do Mundo”, solo de dança da bailarina Ana Caroline (AP), da Cia Casa Circo, a artista estabelece um diálogo visceral e direto do corpo e com os corpos. O espetáculo reflete sobre o corpo negro e suas infinitas capacidades de afetação e do seu discurso de afirmação. Uma mulher negra se depara com a existência de um corpo que respira a cada segundo para se manter de pé dentro de um estado reflexivo e como um tiro no escuro, que arremessa indagações, questionamentos, afirmações. 

“A Mulher do Fim do Mundo” tem classificação 14 anos e acontece no dia 10 de maio, no Teatro Marília, às 19h. O acesso é gratuito, mediante retirada antecipada de ingressos em www.diskingressos.com.br. 

Residência CRDançaBH 

Nesta segunda edição da residência CRDançaBH, garantindo um espaço de interlocução e de criação coletiva, o tema escolhido “Corpo-Teritório” leva em conta que a identidade se faz a partir do território, que também se constrói pela forma como percebemos e somos percebidos a partir de nossos corpos. Os residentes, que foram selecionados em edital, são acompanhados pelo tutor Gladstone Navarro (MG) e pelos artistas provocadores: muSa michelle mattiuzzi (SP/Berlim), Ana Caroline (AP), Benjamin Abras (BH/França/Alemanha) e pela Renca Produções (MG) com  Denise dos Santos, Gabriela Matos e Natalie Matos. 

Participaram do processo seletivo artistas individuais e representantes de coletivos atuantes em diversos territórios da cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana.  Dentre as 33 propostas, sete foram selecionadas. Os residentes são Agnes Izabela Silva, Evandro Passos, Gal Duvalle, Lorrane Katlen Costa Silva, Samuel Demerson Alves De Carvalho, Sheyla Santana Bacelar e Ygor Gohan de Paiva Faria. 

De acordo com a diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real, a segunda edição da Residência “garante a continuidade de uma ação importante de intercâmbio cultural, conectando artistas mineiros a profissionais que vêm experimentando seus trabalhos em outros territórios, como África, Alemanha e França, e abre ainda mais as fronteiras para que Belo Horizonte seja reconhecida como uma capital cultural, pulsante e com um enorme ativo a ser trabalhado e valorizado”. 

Sobre o Terça da Dança 

O projeto tem como proposta oferecer uma programação continuada com artistas independentes e grupos profissionais da dança, contemplando apresentações de espetáculos, intervenções e instalações artísticas, e ações formativas e reflexivas. Realizada pelo CRDançaBH, as apresentações são selecionadas a partir de editais e programas realizados pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, além de parcerias com as escolas de dança da cidade, ocupando palco e espaços alternativos do teatro. Em parceria com o Circuito Municipal de Cultura, é evento fixo em sua programação, acontecendo sempre às terças-feiras, às 19h. 

A ação dá seguimento às ações regulares de difusão e promoção já realizadas pelo CRDançaBH, como o projeto Terça da Dança, dando ênfase ao fomento, à criação e à pesquisa. O objetivo é impulsionar o exercício criativo, tendo como pilares a transversalidade e a interlocução. 

Sobre o Circuito Municipal de Cultura 

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura é um projeto estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte, e mantém, nesta nova etapa, iniciada em julho de 2021, o compromisso de oferecer programação cultural de qualidade, com atrações gratuitas e para todas as faixas etárias. O Circuito já realizou 556 apresentações, alcançando um público de mais de 677 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 2.900 trabalhadores, entre artistas, mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19. 

Circuito nas redes 

YouTube da Fundação Municipal de Cultura: youtube.com/canalfmc

Instagram do Circuito Municipal de Cultura: instagram.com/circuitomunicipaldecultura

Facebook do Circuito Municipal de Cultura: facebook.com/circuitomunicipaldeculturabh

Site do Circuito Municipal de Cultura: www.circuitomunicipaldecultura.com.br 

SERVIÇO 

Espetáculo “EXIT”

Data: 12 de abril 

Mostra Corpo Imagem e Movimento

Data: 26 de abril 

 

“A Mulher do Fim do Mundo”

Data: 10 de maio 

Local: Teatro Marília – Avenida Professor Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia

Horário: sempre às 19h

Retirada de ingressos das atrações: www.diskingressos.com.br

Para mais informações, acesse: (www.circuitomunicipaldecultura.com.br)