18 October 2018 -
Os investimentos da Prefeitura em obras nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, de Educação Infantil e nas creches conveniadas da regional Noroeste estão otimizando e ampliando o espaço físico dessas unidades, além de garantir acessibilidade para quem precisa e maior bem-estar para o desenvolvimento integral dos estudantes. Em 2017 e 2018, os valores aplicados superam os R$ 7 milhões em 79 instituições da regional e R$ 73,5 milhões em toda a cidade. As obras têm previsão de conclusão até dezembro de 2018 e foram liberadas de acordo com a necessidade de cada local.
O diretor regional de Educação Noroeste, Charles Rodrigues, explica que as escolas fizeram um plano de obra para contemplar as necessidades a serem supridas. O planejamento foi aprovado pelo colegiado escolar e pela Diretoria de Educação e enviado à Secretaria Municipal de Educação. “A ação de viabilizar e preconizar o orçamento para realização de obras dentro de cada direção escolar foi assertivo, possibilitando às instituições designar a relevância. A comunidade escolar se torna a maior beneficiada, definindo aquilo que a escola realmente precisa”, afirma Charles.
O diretor regional de Educação Noroeste, Charles Rodrigues, explica que as escolas fizeram um plano de obra para contemplar as necessidades a serem supridas. O planejamento foi aprovado pelo colegiado escolar e pela Diretoria de Educação e enviado à Secretaria Municipal de Educação. “A ação de viabilizar e preconizar o orçamento para realização de obras dentro de cada direção escolar foi assertivo, possibilitando às instituições designar a relevância. A comunidade escolar se torna a maior beneficiada, definindo aquilo que a escola realmente precisa”, afirma Charles.
Aprendizado e lazer
Na Escola Municipal Maria Rezende Costa, localizada na avenida Abílio Machado, 1009, os investimentos viabilizaram a construção de uma rampa de acessibilidade, garantindo segurança e acesso para pessoas com dificuldade de locomoção e a construção de um espaço coberto de uso múltiplo, para potencializar o desenvolvimento de atividades práticas da Escola Integrada no cotidiano escolar. A quadra também ganhou uma cobertura para que os alunos pratiquem educação física e atividades com a comunidade sem a interferência climática.
“É grande a nossa preocupação com a saúde dos alunos, por isso colocamos como uma das prioridades a cobertura da quadra. Dessa forma, o rendimento nas aulas de Educação Física melhorou e eles não ficam expostos ao sol e nem deixam de fazer as atividades quando chove. A construção de uma rampa para o segundo pavimento permite o acesso dos alunos, servidores e pais, portadores de necessidades especiais físicas, às salas de aula e proporciona mais segurança a todos durante o transitar na escola e/ou em caso de necessidade de evacuação do local”, relata a diretora da escola, Élida Aparecida Rabelo Leite Maciel.
Ela ressaltou ainda que a ampliação do espaço de convivência criou um ambiente de uso múltiplo para as atividades práticas da Escola Integrada e para o acolhimento dos alunos na troca de turnos e durante o almoço. “Em suma, estas obras contribuirão muito para uma educação com excelência na qualidade e cada vez mais inclusiva”, considera.
“É grande a nossa preocupação com a saúde dos alunos, por isso colocamos como uma das prioridades a cobertura da quadra. Dessa forma, o rendimento nas aulas de Educação Física melhorou e eles não ficam expostos ao sol e nem deixam de fazer as atividades quando chove. A construção de uma rampa para o segundo pavimento permite o acesso dos alunos, servidores e pais, portadores de necessidades especiais físicas, às salas de aula e proporciona mais segurança a todos durante o transitar na escola e/ou em caso de necessidade de evacuação do local”, relata a diretora da escola, Élida Aparecida Rabelo Leite Maciel.
Ela ressaltou ainda que a ampliação do espaço de convivência criou um ambiente de uso múltiplo para as atividades práticas da Escola Integrada e para o acolhimento dos alunos na troca de turnos e durante o almoço. “Em suma, estas obras contribuirão muito para uma educação com excelência na qualidade e cada vez mais inclusiva”, considera.
Ambiente acolhedor
Uma série de melhorias, realizadas desde 2017, está contribuindo para deixar também o ambiente da Escola Municipal Dom Bosco, localizada na rua Bicuíba, 100, mais acolhedor. Entre elas, a instalação de elevador para acessibilidade de portadores de necessidades especiais físicas, que está em fase de execução; aquisição de materiais tecnológicos; cobertura do parquinho; criação de um espaço alternativo coberto para aulas de artes e jogos de tabuleiro; troca das traves do ginásio poliesportivo; e instalação de lousa digital no Laboratório de Ciências e em uma sala do Programa Escola Integrada.
"Uma educação de qualidade é a soma de diversos fatores. Um deles é a infraestrutura e materialidade disponibilizada aos professores e estudantes. Nossa escola está em constante melhoria para oferecer um ambiente acolhedor e educativo a todos e todas. A utilização de novas mídias digitais, as obras de acessibilidade e as demais adequações no espaço físico da escola e do galpão do PEI faz com que os professores e estudantes sintam-se valorizados e motivados no cotidiano escolar, facilitando a fluidez do processo de ensino e aprendizagem, define o vice-diretor da escola, Eustáquio Oliveira Lopes Júnior.
"Uma educação de qualidade é a soma de diversos fatores. Um deles é a infraestrutura e materialidade disponibilizada aos professores e estudantes. Nossa escola está em constante melhoria para oferecer um ambiente acolhedor e educativo a todos e todas. A utilização de novas mídias digitais, as obras de acessibilidade e as demais adequações no espaço físico da escola e do galpão do PEI faz com que os professores e estudantes sintam-se valorizados e motivados no cotidiano escolar, facilitando a fluidez do processo de ensino e aprendizagem, define o vice-diretor da escola, Eustáquio Oliveira Lopes Júnior.