Pular para o conteúdo principal

Quadrilhas do Arraial de BH plantando
Divulgação/SMMA

Quadrilhas do Arraial de BH plantam 60 árvores na Serra do Engenho Nogueira

criado em - atualizado em

Representantes de 29 quadrilhas que participaram do 43° Arraial de Belo Horizonte, plantaram 60 novas árvores, na manhã desta quinta-feira (18), na Serra do Engenho Nogueira, na regional Pampulha. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Projeto Montes Verdes. A ação simbólica marca a conclusão de uma série de atividades que uniram sustentabilidade e entretenimento, entre elas a distribuição de kits de joaninhas para o público do festejo e a produção cenográfica por meio de materiais reutilizados.

 

Os plantios fazem parte do processo de revitalização de cerca de 10 mil metros quadrados de área pública no local. De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, a ação destaca a importância do trabalho coletivo em prol do meio ambiente. “O Arraial de Belo Horizonte é uma agenda que enche o nosso coração de alegria. Neste ano, temos mais um motivo para comemorar. A participação desses grupos na revitalização de uma área de preservação tão importante mostra que juntos podemos construir grandes resultados em prol do meio ambiente”, destacou.

 

O presidente da Belotur, Gilberto Castro, também celebrou a inclusão da sustentabilidade entre as ações do festejo. “Além do entretenimento, um evento da magnitude do Arraial precisa ter uma função social e ambiental, e a Secretaria de Meio Ambiente contribuiu ativamente de diversas maneiras. A ação de plantio de mudas por parte dos quadrilheiros vem para apoiar o Projeto Montes Verdes, que trabalha arduamente para deixar Belo Horizonte mais bonita, mais arborizada e que faz um importante papel na recuperação de espaços degradados no meio urbano”, completou.

 

Antes de receber as mudas, o espaço contou com a construção de aceiros, para ajudar a prevenir a propagação do fogo para as áreas de vegetação. O trabalho foi realizado em mais de 1.100 metros quadrados.

 

Desenvolvido pelo município desde 2018, o Projeto Montes Verdes atua na revegetação de áreas degradadas em Belo Horizonte. Essa iniciativa prioriza ações em espaços que tenham sofrido com queimadas, ou passaram por ocupações irregulares, poluição, entre outros, e pretende identificar, catalogar, propor e executar planos de reflorestamento. Ao todo, já foram plantadas mais de 25 mil novas árvores em áreas que somam quase 15 hectares de novas formatações de floresta.