Pular para o conteúdo principal

Público das Ações de Educação Ambiental da PBH dobra em 2022
Foto: Divulgação/PBH

Público das Ações de Educação Ambiental da PBH dobra em 2022

criado em - atualizado em

 
Em 2022 a Prefeitura de Belo Horizonte aumentou as ações de Educação Ambiental no município. Projetos como Ambiente em Foco e BH Itinerante, além das atividades desenvolvidas nos sete Centros de Educação Ambiental do município, foram sucesso de público ao longo do ano. 

Disponíveis em todas as regionais, os equipamentos e programas da PBH garantem o acesso a formações, cidadania e o cuidado com os ecossistemas. 

Ambiente em Foco 

O Ambiente em Foco Virtual, projeto da gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, atendeu em 2022 mais que o dobro do público no ano anterior. Ao longo de 22 encontros, o ciclo de palestras contou com quase 4 mil inscritos, que participaram de exposições e debates abordando múltiplas pautas ambientais do interesse de Belo Horizonte. Em 2021, foram 1.857 inscritos. 

Ao longo de todas as edições, a agenda recebeu profissionais que atuam com questões voltadas à proteção e garantia dos ecossistemas, bem como fomento a práticas cotidianas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos espaços urbanos. Os encontros on-line contemplaram temáticas como biodiversidade, mudanças climáticas, meio ambiente e saúde, ecologia urbana, arborização, manutenção e plantio de árvores, agroecologia, consumo, impactos geológicos, sustentabilidade, ecossistema, crise hídrica, ar, água e vegetação. Além disso, foram realizadas atividades extraordinárias e presenciais como a Travessia Ambiental pela Serra da Moeda, visita ao aquário da Bacia do Rio São Francisco no Jardim Zoológico e ao Museu do Escravo. 

A educação ambiental compreende a construção de valores sociais, conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Em conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental, a PBH foca a atuação em temas como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, da qual Belo Horizonte é signatária. 

O novo formato do ciclo de palestras, além de possibilitar a ampliação do público, aumentou o alcance do planejamento das atividades, como explica o gerente de Educação Ambiental da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Humberto Martins Marques. “Quando migramos para o ambiente virtual, conseguimos abraçar um público ainda maior e ministrar palestras com a participação de especialistas de todos os cantos do Brasil. Para o próximo semestre, o objetivo é manter nossas atividades nesse formato, uma vez que ele tem possibilitado uma expansão tão positiva”, conta. 

BH Itinerante 

Criado há 22 anos por meio de uma demanda do público para que fossem aprofundadas as discussões de temas da realidade socioambiental de Belo Horizonte, o curso de extensão em educação ambiental é realizado semestralmente com o objetivo de formar agentes ambientais para a promoção de ações sustentáveis. Em 2022, o programa chegou a 43ª edição, tendo formado 100 novos agentes multiplicadores.

O conteúdo programático aborda assuntos como ecologia integral, objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), Agenda 21, aspectos físicos e biológicos, ambiente urbano, redes socioambientais e políticas urbanas. A metodologia utilizada é apresentada por meio de relatos de experiência, palestras, atividades interativas e lúdicas. 

“Trazer estas pautas para o cotidiano da capital é uma iniciativa de suma importância, tendo em vista o desenvolvimento crescente de Belo Horizonte e dinâmicas entre urbanização, consumo e preservação de recursos básicos, que devem coexistir nesse único espaço. Educar a nossa comunidade para um estilo de vida mais sustentável é o caminho que efetiva o êxito das nossas políticas ambientais, e o aumento da demanda de público nas atividades de Educação Ambiental mostra um avanço nesse sentido”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck. 

Os CEAs 

Com o objetivo de ampliar a educação ambiental para todas as regionais da cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta com Centros de Educação Ambiental que têm o funcionamento baseado em um Programa Integrado de Educação Ambiental e na reprodução local das atividades oferecidas pela SMMA, além da incorporação de novas ações fundamentadas em peculiaridades e demandas específicas de cada região da cidade. São resultado de uma parceria estabelecida pela SMMA, Fundação de Parques Municipais, Secretaria Municipal de Educação e Secretarias de Administração Regional Municipais.