19 June 2024 -
O Projeto Piloto para o Parque-aterro, no escopo do Plano de Manejo da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos BR-040, da Prefeitura de Belo Horizonte, está sendo apresentado pela SLU no Congresso Mundial ICLEI 2024, evento focado no avanço do desenvolvimento urbano sustentável, realizado em São Paulo.
O projeto recebeu o selo de aprovação TAP do ICLEI, que o credenciou a participar do Congresso e a buscar financiadores internacionais. Nessa terça-feira (18), primeiro dia do evento, o projeto foi apresentado pela arquiteta Aurora Pederzoli, com o suporte institucional do diretor jurídico Lucas Alpoim de Araújo, ambos da SLU, para um júri composto por experts e representantes de instituições financeiras.
Nesta quinta-feira (20), a superintendente interina da SLU, Andrea Froes, vai participar da Mesa "A seat at the table: getting the green (finance) for green projects", que vai debater o financiamento para “projetos verdes”, que visem principalmente o combate à crise climática, como é o caso do Parque Aterro. Participam da mesa especialistas em financiamento, representantes de instituições financeiras e de governos locais e regionais, que vão discutir as fontes de financiamento disponíveis para transformações urbanas sustentáveis.
O Parque Aterro faz parte da Agenda Verde de Belo Horizonte, anunciada pelo prefeito Fuad Noman, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Será implantado no antigo Aterro Sanitário da SLU na BR-040, ocupando uma área de aproximadamente 80 mil metros quadrados. Já desativado, sem receber rejeitos ou lixo, o local é permanentemente monitorado, principalmente por conta das emissões de gás metano dos antigos depósitos, resultado do lixo acumulado. Em uma parte do terreno, o gás já não existe mais e a área está livre para receber as intervenções. O valor total da obra está orçado em € 9.283.115,49 (9,28 milhões de euros).
O Congresso Mundial do ICLEI, que ocorre a cada três anos, reúne representantes de cidades, municípios e regiões associadas à rede ICLEI, outros governos locais e regionais, agências internacionais, governos nacionais, setor privado e outros parceiros institucionais de todo o mundo. Em 2024, o Congresso foi estrategicamente posicionado na América do Sul, acompanhando outros importantes eventos globais de sustentabilidade, como a COP 16 da Convenção Sobre Diversidade Biológica (Convention on Biological Diversity - CBD) e a Cúpula do G20, servindo como um marco rumo à COP 30 da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), prevista para se realizar no próximo ano em Belém. O Congresso será encerrado no dia 21 de junho.