Pular para o conteúdo principal

Projeto "Formações na Pampulha" está com inscrições abertas para a edição de outubro
Foto: Yan de Paula

Projeto "Formações na Pampulha" está com inscrições abertas para outubro

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura, a Fundação Municipal de Cultura e o Instituto Periférico apresentam a atividade "Formações na Pampulha - Inventariar para reinventar: patrimônio gráfico urbano, da cidade ao papel”, com a artista e pesquisadora Fernanda Goulart. O encontro de formação integra a programação de outubro do Pampulha Território Museus e propõe uma reflexão acerca da memória gráfica urbana. 

 

A ação também destaca como a salvaguarda das grafias ornamentais presentes na cidade nos possibilita rememorar, atualizar e valorizar a cultura popular, moderna, urbana e arquitetônica que sobrevive aos tempos de demolição. A atividade acontece no dia 20, às 19h, com inscrição prévia pelo link https://cutt.ly/HRetYRP. Os interessados podem se inscrever até às 18h do dia 20. Mais informações em www.pampulhaterritoriomuseus.com.br

 

Para a realização da atividade, Fernanda Goulart propõe uma breve incursão em duas de suas pesquisas mais recentes: “A cidade e sua lírica geometria decorativa” e “Urbano Ornamento: um inventário de grades ornamentais (e outras belezas)”, esta última com parte do acervo em cartaz na exposição “Gráficografia”, em exibição no Museu Histórico Abílio Barreto. 

 

A atividade acontece respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte. Os participantes inscritos receberão certificado pós-evento. 

 

Sobre "Formações na Pampulha" 

 

O projeto “Formações na Pampulha” é uma ação integrada entre os museus municipais da Pampulha, com o objetivo de realizar encontros de formação com professores, educadores, estudantes e interessados nas áreas do Patrimônio, das Artes, da Arquitetura, do Paisagismo, do Design e da Educação. A programação dialoga com as exposições e os acervos apresentados pelos equipamentos culturais e o Território gerando, assim, experiências, investigações e reflexões sobre as temáticas que compõem a Paisagem Cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. 

 

Exposição “Gráficografia”

 

Destacando o acervo do Museu de Arte da Pampulha e sua missão de fomentar a produção artística contemporânea, a exposição “Gráficografia” apresenta uma seleção de obras gráficas do museu, ao lado de importantes itens do Museu Histórico Abílio Barreto e de produções de artistas convidados. Em seu conjunto, a exposição irradia grafismos compostos com recursos das artes visuais e do design, e propõe uma reflexão acerca das linguagens e manifestações gráficas contemporâneas e suas influências no tecido urbano e social de Belo Horizonte. A curadoria da mostra é de Carlos M. Teixeira e Marconi Drummond.