Pular para o conteúdo principal

#PARATODOSVEREM: No pátio coberto da escola, dezenas de crianças estão sentadas no chão em semicírculo assistindo à atividade. Ao centro, uma aluna e quatro educadoras seguram cartazes com bandeiras de países como Japão, França, EUA, México, Portugal, Argentina e Brasil. O ambiente escolar é colorido, com colunas em tons de azul, amarelo e vermelho, além de mochilas organizadas ao fundo.
Acervo EMEF MAGALHÃES DRUMOND

Projeto escolar leva estudantes a uma viagem cultural

criado em - atualizado em

A Escola Municipal Magalhães Drumond (Oeste) vem realizando, ao longo do ano, uma oficina de literatura com foco na ampliação do repertório cultural dos estudantes. A iniciativa promove o respeito à diversidade e o conhecimento geográfico, artístico, esportivo e ambiental por meio de vivências práticas nas atividades da Escola Integrada. Inspirado na Copa do Mundo, o projeto “Volta ao Mundo na Integrada” busca introduzir aos estudantes os costumes e tradições espalhados pelo planeta, mostrando desde a culinária local até danças típicas.

 

A dinâmica teve início a partir da leitura do livro “O Diário de Pilar”, uma famosa série de aventura escrita pela brasileira Flávia Lins e Silva. Na história, a protagonista é uma menina curiosa, corajosa e defensora do meio ambiente que viaja acompanhada de seu melhor amigo, Breno, e de seu gato, Samba. Inspirada na obra, a coordenação da escola teve a ideia de, assim como no enredo, explorar junto aos alunos a identidade de outras nações.

 

A proposta integra cultura, esporte, arte, tecnologia e sustentabilidade, desenvolvendo o protagonismo juvenil por meio das atividades. Além disso, a ação busca promover outros aspectos importantes, como o trabalho em equipe e a consciência ambiental em diferentes contextos globais.

 

As atividades têm despertado grande interesse nos alunos, que ficam encantados com a possibilidade de aprender sobre o tema. "O projeto 'Volta ao Mundo' está sendo muito legal pois estou aprendendo muitas coisas, por exemplo, descobri que no Japão tem judô, eu não sabia disso.", afirmou Anny Eloah, de apenas 4 anos.