Pular para o conteúdo principal

Projeto Bares com Alma movimenta turismo e impulsiona redutos tradicionais de BH
Marcus Vinícius | Acervo Bares com Alma

Projeto Bares com Alma movimenta turismo e impulsiona redutos tradicionais de BH

criado em - atualizado em

Para marcar os cinco anos da conquista do título de Cidade Criativa da Gastronomia, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em parceria com o Sebrae Minas, lançou em novembro de 2024 o projeto ‘Bares com Alma’, um inventário de 30 estabelecimentos icônicos e tradicionais da cidade. Desde então, esses bares passaram a integrar a rota turística da cidade e se consolidaram como um produto destaque nas ações de promoção turística promovidas pela empresa municipal, tanto em eventos nacionais quanto internacionais, fortalecendo a presença da capital mineira no cenário turístico e consolidando o destino como um polo gastronômico de destaque.

O projeto realizado pela Belotur, em conjunto com Sebrae Minas, mapeou e apresentou uma série de ações para estimular a visitação e a sustentabilidade destes guardiões da cultura boêmia de Belo Horizonte, criando condições para que esses bares prosperem e sigam sendo reconhecidos por moradores e turistas. A ação também valoriza e perpetua o patrimônio material e imaterial presente nestes locais, assim como tem destacado a oferta gastronômica da cidade.

Após seis meses do lançamento do 'Bares com Alma', proprietários de diversos estabelecimentos mapeados nesta primeira edição do projeto têm observado uma significativa procura de clientes e um aumento na receita de seus negócios. Segundo Orlando Siqueira, proprietário do tradicional Bar do Orlando, um dos estabelecimentos mais antigos de Belo Horizonte, os resultados têm sido extremamente positivos e animadores. “Está sendo sensacional ser parte deste inventário. Teve uma repercussão e visibilidade muito boa. Conquistamos novos clientes interessados em conhecer a origem da nossa tradição e curiosos em conhecer a história local”, relata.

Para Maria do Perpétuo, proprietária do Bar Antônio e Marcão, a conquista de novos clientes e a exposição ao estabelecimento que o projeto trouxe. “O movimento cresceu com qualidade, é um cliente diferente. Ele busca a história do comércio, ele quer sentir e vivenciar a experiência. Ou seja, busca a alma do nosso estabelecimento. Inclusive já recebemos turistas de outras partes do Brasil após receber esse reconhecimento. Bares com Alma é um sucesso. Parabéns a todos que se dedicaram ao projeto”, comenta.

Os comerciantes também vêm percebendo um aumento significativo na procura da mídia interessada em divulgar o projeto. Entre os 30 estabelecimentos mapeados, muitos já receberam a visita de veículos de imprensa e influenciadores que buscam conhecer de perto uas histórias e dar visibilidade ao legado desses bares que, há décadas, enriquecem Belo Horizonte com uma diversidade única de sabores e aromas, preservando e celebrando a tradição boêmia da capital mineira.

“Ao celebrarmos os cinco anos de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, o projeto Bares com Alma representa um marco essencial no fortalecimento da identidade cultural e turística da nossa capital”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur. “Essa iniciativa vai muito além da valorização da nossa cultura alimentar — ela resgata tradições, preserva memórias e conecta o passado ao presente por meio da criatividade e do cuidado com os nossos ativos culturais. Cada bar mapeado é um verdadeiro guardião da alma boêmia da cidade, e tê-los como protagonistas dessa ação é reconhecer sua importância histórica e afetiva para moradores e visitantes. Projetos como esse reforçam o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte e da Belotur com um turismo que respeita, valoriza e compartilha o que Belo Horizonte tem de mais autêntico.”

Promoção do projeto a nível nacional e internacional

Desde o lançamento do projeto, a Belotur tem promovido ativamente, tanto no mercado nacional quanto no internacional, o roteiro dos bares, além das ações e as histórias dos estabelecimentos, sempre destacando o reconhecimento de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia, título concedido pela Unesco. Recentemente, a iniciativa esteve no centro da promoção da cidade nas agendas Minas Travel Market (MTM) e Rodada de Negócios da Foco Operadora.  O Bares com Alma também foi incluído no Mapa Gastronômico do Carnaval de Belo Horizonte 2025, iniciativa que valorizou a gastronomia local durante a folia.

Todos os detalhes da ação, incluindo a relação e a história de cada estabelecimento, estão disponíveis no Portal Belo Horizonte. A plataforma oferece versões em português, inglês, espanhol, alemão e francês. Além disso, é possível fazer o download de mapas e de um guia ilustrado dos bares, facilitando o acesso e a exploração das informações.

Nos próximos dias, serão divulgados novos conteúdos sobre os bares mapeados para a ação. Uma série de vídeos apresentará a história e as curiosidades desses estabelecimentos que contribuem para a vibrante cena boêmia de Belo Horizonte. Os materiais estarão disponíveis no Portal Belo Horizonte, no canal da Belotur no YouTube, na Rádio Belotur e no perfil de promoção da cidade no Instagram, @BHBelotur.