29 Abril 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, representada pela Belotur, participou da 2ª edição da Minas Travel Market (MTM), evento realizado no Minascentro nos dias 24 e 25 de abril. Inspirado e idealizado pelos mesmos criadores do Brazil Travel Market (BTM), de Fortaleza, uma das maiores feiras de turismo do continente, a MTM reuniu grandes nomes do setor e contou com a participação de 3.200 profissionais de todo o Brasil, incluindo gestores públicos, agentes e operadores de viagens, além de representantes de diversos destinos do país.
A presidente da Belotur, Bárbara Menucci, participou da cerimônia de abertura do evento ao lado dos idealizadores do projeto, autoridades e profissionais do trade turístico. Na ocasião, Bárbara reforçou o compromisso da empresa municipal em promover o destino Belo Horizonte em eventos estratégicos, valorizando as conexões institucionais e o fortalecimento da imagem da cidade como um destino turístico relevante no país.
Durante o evento, a Belotur também promoveu duas capacitações de modelos de negócios voltadas para os públicos B2B, focado em vendas para empresas, e B2C, que visa o consumidor final. As apresentações tiveram como objetivo destacar os principais atrativos turísticos da capital mineira e divulgar projetos estratégicos da empresa, como o "Bares com Alma" e o "Menuuh", iniciativas que reforçam a identidade gastronômica e cultural da cidade.
A programação contou ainda com três ações no modelo ‘Cozinha Show’ no estande de Belo Horizonte, conduzidas pela chef Mariana Gontijo. No dia 24 de abril, foi servido ao público uma tradicional broinha de fubá de canjica e uma deliciosa canjica doce mineira. Já no dia 25 de abril, o destaque foi a harmonização entre gastronomia e cerveja: o público pôde saborear um pão de queijo recheado com pernil e molho de cagaita, harmonizado com a Cerveja do Mercado, em parceria com o sommelier Caio Pádua.
"A participação de Belo Horizonte no MTM foi uma oportunidade incrível para fortalecermos nosso trade turístico, criarmos novas conexões e ampliarmos possibilidades de bons negócios — do tipo que transforma territórios, vidas e sonhos. Tivemos um estande com a cara de Belo Horizonte, cheio de charme, ações de Cozinha Show que levaram um pedacinho da nossa gastronomia para o público e apresentações especiais voltadas para o mercado. Encerramos o evento certos de que BH mostrou, mais uma vez, que é uma cidade feita de encontros, de afeto, de tradição e inovação. Nosso objetivo é esse: valorizar o que temos de mais autêntico e seguir transformando o turismo em uma grande rede de oportunidades e experiências", afirmou Bárbara Menucci, presidente da Belotur.